Centro-esquerda mantém governo de dois Estados alemães

A coalizão de esquerda que governa a capital alemã e o Estado de Mecklenburg-Pomerânia manteve o poder após a realização de eleiçoes regionais no último domingo, seguindo dados provisórios divulgados hoje (18/9) pela mídia alemã.

A novidade da eleição foi a entrada, pela primeira vez, do Partido Nacional Democrático, neonazista, no parlamento de Mecklenburg-Pomerânia, região que faz fronteira com a Polônia e com o mar Báltico. Os neonazistas obtiveram 7,3% dos votos.


 


O NPD integra desde 2004 os parlamentos de Saxônia e Brandemburgo, outros dois Estados do leste da Alemanha, onde o desemprego é quase que o dobro da parte ocidental do país.


 


A vitória do NPD deixa de sobreaviso os políticos do país e, em particular, a comunidade judaica, que de imediato pediu ao governo federal que aumente os esforços para proibir a existência dessa organização. A ação tomada em 2003 fracassou por falhas no processo judicial.


 


Em Berlim, entretanto, o Partido Social Democrata (SPD), recebeu 30,8% dos votos (29,7% em 2001), enquanto a formação de centro-direita União Democrata Cristã (CDU) chegou a 21,3%, o pior resultado desse partido na cidade-estado desde o fim da Segunda Guerra Mundial.


 


O Partido da Esquerda (LP, Linke Partei),  embora tenha se mantido no Senado de Berlim, perdeu 9,2 pontos percentuais (dos 22,6% em 2001 caiu para 13,4% na última eleição). Mesmo assim, ainda superou os Verdes (13,1%), que aumentaram em 4% o seu total de votos.


 


Os resultados da eleição de domingo em Mecklenburg-Pomerânia deram 30,2% ao SPD, somente 1,2% acima da CDU mas com uma perda de 10 pontos em relação a 2002.


 


O LP melhorou também seus resultados, ao chegar a 16,8% dos votos. Com esses números, as duas forças políticas continuam em condições de manter a coalizão que sustentaram durante as duas últimas legislaturas nos Estados.