Lula assume compromisso com as crianças

O presidente Lula, candidato à reeleição pela coligação ''A Força do Povo'', assinou, nesta quarta-feira (20), o Termo de Compromisso Presidente Amigo da Criança no Palácio da Alvorada, em Brasília. Ele disse, em um breve discurso, que ''com o aprendiz

O evento, que vem sendo repetido por todos os demais candidatos, foi alvo de disputa na imprensa. Inicialmente aberto só para imagens, o Comitê de Campanha avisou, posteriormente que seria aberto à imprensa, o que gerou boatos de que o presidente Lula concederia uma entrevista coletiva.


 


O comitê de campanha do PT esclareceu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ''não fará uma conversa com os jornalistas no início da tarde no Palácio da Alvorada, mas apenas está permitindo o acesso dos jornalistas à solenidade de assinatura do Termo de Compromisso Presidente Amigo da Criança, com a Fundação Abrinq. Inicialmente, a cerimônia seria fechada aos jornalistas. O fato de o presidente ter chamado os jornalistas para esta solenidade se deve ao fato de ele ter programado um discurso como candidato à reeleição''.


 


O presidente Lula repetiu, segundo ele mesmo, o que tem tido em todos os eventos que participa, de que ''o grande legado que o governo pode deixar ao terminar o seu mandato é a grande relação que foi criada entre o estado e as organizações legitimamente representantes da sociedade. Se a gente tiver relação institucional garantida, a gente tem a certeza que qualquer governante que entrar vai ter que executar as politicas públicas''.


 


Ele citou as ações do governo no atendimento às crianças, destacando o Porgrama Segundo Tempo, que beneficia mais de três milhões de crianças e adolescentes, no segundo período da escola com atividades de esporte, acompanhamento escolar e merenda.


 


E falou sobre as propostas para o futuro, de instituir o atendimento oftalmológico como política pública, inclusive nas escolas, lembrando que a deficiência visual compromete o aprendizado e quanto mais cedo for tratada, ''mais fácil de curar e evitar doenças'', afirmou.


 


O presidente Lula falou ainda sobre o reajuste no valor da merenda escolar, estendendo às crianças das creches; o ProJovem, que atende 711 mil jovens que estão tentando recuperar a participação na educação, a expansão do ensino universitário e das escolas técnicas. Também falou sobre o Bolsa-Família, que garante frequência das crianças nas escolas, reduzindo a evasão escolar.


 


Lula lamentou que o Congresso não tenha aprovado ainda o Fundo de Educação Básica (Fundeb), que vai garantir mais recursos para educação. ''Estamos com um atraso de um ano e meio'', lembrou o presidente.


 


Mundo para as crianças


 


Ao assinar o termo, o candidato assume as metas e objetivos do Termo de Compromisso, lançado pela Fundação Abrinq, Unicef e Rede de Monitoramento Amiga da Criança no dia 31 de agosto.


 


O documento visa a melhoria dos índices relativos à situação da criança e do adolescente no Brasil e estabelece metas a serem cumpridas em quatro anos, caso eleito. Os compromissos foram formulados com base no documento da ONU “Um Mundo para as Crianças”. Na eleição de 2002, o candidato Lula já havia assinado o Termo de Compromisso.


 


Participaram da cerimônia, além do presidente da República, o presidente do Conselho de Administração da Fundação Abrinq, Carlos Tilkian; a superintendente da Fundação Abrinq, Sandra Faria; o presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), José Fernando da Silva; a representante do Unicef no Brasil, Marie-Pierre Poirier e representantes da Rede de Monitoramento, formada por 38 organizações sociais.


 


De Brasília
Márcia Xavier