TRE anuncia resultado à 1 hora

A expectativa é de que a apuração se encerre por volta de 1 hora de segunda-feira, dia 2 de outubro, antecipando em cerca de 3 horas a finalização


    Para cumprir a meta de antecipar o resultado das eleições do próximo domingo, o TRE vai apostar na tecnologia. Pela 1ª vez, o Estado terá uma transmissão remota dos resultados das urnas eletrônicas para os computadores centrais do tribunal. Serão implantados 98 pontos de emissão dos boletins em locais remotos, que ficam distantes da sede dos cartórios eleitorais. Com eles, a expectativa é de que a apuração se encerre por volta de 1 hora de segunda-feira, dia 2 de outubro, antecipando em cerca de 3 horas a finalização. Além de agilizar o processo, a medida evita que imprevistos, como chuvas, atrasem o processamento dos dados.


 


    De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do TRE, Marcos Maletta, os pontos de transmissão remota vão funcionar como um minicartório eleitoral e serão instalados em locais como câmaras municipais. Esses lugares serão equipados com computadores do tribunal e precisam ter apenas linha telefônica. A decisão de adotar o sistema _ que já era utilizado em outros estados do país, como o Amazonas, que têm regiões de acesso restrito _ ocorreu por causa de percalços em eleições anteriores. “Em Januária, em 2005, no Referendo (desarmamento), houve atraso de 4 horas. Em Almenara, em 2005 (eleições municipais), ocorreu a mesma coisa. Tudo por causa da distância de lugares de acesso difícil”, exemplificou. No ano passado, no Referendo, o TRE executou o projeto-piloto do sistema no Estado com 18 pontos de transmissão. Os 98 pontos deste estão espalhados por todas as regiões mineiras.


 


    Com a transmissão remota, os disquetes com o resultado das urnas não precisam ser entregues nos cartórios eleitorais sede para que a apuração continue em andamento. A entrega dos discos ocorre posteriormente. A transferência dos dados será feita por meio do sistema de telefonia. “É totalmente seguro porque o Tribunal Superior Eleitoral(TSE) tem uma rede privada de telefonia que não tem conexão com nenhuma outra”, garantiu. De acordo com Marcos Maletta, está descartada a hipótese de interferência nos dados transmitidos por meio de ações externas, como de hackers _ indivíduos que violam sistemas de computação. As informações são criptografadas e assinadas digitalmente.


 


Urnas


 


    Símbolo maior da modernidade da Justiça Eleitoral, a urna eletrônica completa 10 anos nas eleições 2006. E para comemorar a primeira década do voto informatizado, o TRE promove, de hoje a 3 de outubro, a exposição '10 Anos do Voto Eletrônico', mostrando, através dos modelos das urnas inclusive as anteriores à adoção da informatização (de metal, madeira e lona), fotos e algumas curiosidades ligadas às urnas eletrônicas, um pouco da trajetória de sucesso da votação informatizada, desde a sua implantação, nas eleições municipais de 1996.


 


    Além de acompanhar a evolução do equipamento, a partir da exposição dos diferentes modelos da urna eletrônica de 1996 (já não mais utilizado nas eleições), 1998, 2000 (com fone de ouvido para deficiente visual), 2002 (com impressora do voto), 2004 e 2006 os visitantes conhecerão o protótipo da então chamada 'máquina de votar', cuja disposição e cores do teclado influenciaram o modelo atual da urna eletrônica.


 


Fonte: Jornal Hoje em Dia