Senado Rio: Jandira e Dornelles, eleitores bem diferentes

Jandira Feghali (PCdoB) passou em oito dias de 31% para 35% das intenções de voto para o Senado no Rio de Janeiro, segundo divulgou nesta sexta-feira o Datafolha. O conservador Francisco Dornelles (PP) passou de 24% para 27%. Jandira é mais forte entre as

Dornelles, que tem 23% nos eleitores entre 16 e 24 anos, chega a 36% nos que têm mais de 60 anos — única faixa de idade onde é o primeiro colocado. Seu eleitorado é mais masculino (31% entre os homens, 24% entre as mulheres). E vence Jandira no interior (26% do eleitorado do estado), por 41% a 26%, enquanto apanha de 39% a 21% na capital (que tem 48% dos eleitores) e de 37% a 25% na Região Metropolitana.



Quanto às faixas de renda, o Datafolha mostra Jandira à frente em todas: ela quase empata nos eleitores que ganham até dois salários mínimos (29% contra 28% de Dornelles), mas tem 38% contra 26% entre dois e cinco salários, 38% a 32% entre cinco e 10 salários, 37% a 24% na de mais de dez salários.



Tendências políticas também diferem



Também são muito diferentes os cruzamentos entre a intenção de voto para senador e a preferência para presidente e senador. Votam em Jandira 44% dos eleitores de Lula, 40% dos de Heloísa Helena e apenas 19% dos de Alckmin. Com Dornelles o quadro se inverte: votam nele 41% dos eleitores de Alckmin, 25% dos de Lula e 24% dos de Heloísa.



Quando ao voto para governador, Jandira Feghali tem 42% dos eleitores de Denise Frossard (PPS), 40% dos de Marcelo Crivella (PRB) e 30% dos de Sérgio Cabral (PMBD), que segundo o Datafolha recuou 3 pontos e tende a ter que disputar um segundo turno. Votam Dornelles 45% dos eleitores de Cabral, 20% dos de Denise e 15% dos de Crivella.



Na espontânea a diferença sobe



O gráfico acima mostra como evoluiu a disputa no Rio, conforme o Datafolha. Jandira permaneceu à frente em todas as seis presquisas que o instituto fez no Rio. Em agosto, porém, Dornelles reduziu a diferença para apenas 3 pontos, dentro da margem de erro de 2 pontos para cima ou para baixo. Nas pesquisas de setembro, a candidata do PCdoB ampliou sua vantagem para 8 pontos, 7 pontos e agora de novo 8 pontos.



O favoritismo de Jandira é mais acentuada na pesquisa espontânea — onde o entrevistado responde ser olhar uma cartela com os nomes dos candidatos. A intenção de voto espontânea na deputada do PCdoB subiu de 14% para 21%. Francisco Dornelles passou de 12% para 15%. A percentagem dos que não indicaram nenhum nome na espontânea caíu 12 pontos mas ainda é alta: 47% dos eleitores.



Clique aqui para ver o relatório da pesquisa no site do Datafolha.



Clique aqui para ver mais sobre a pesquisa Datafolha no Rio.