Austríacos elegem deputados neste fim de semana

Cerca de 6,1 milhões de austríacos poderão votar nas eleições desde domingo para eleger os 183 deputados do Nationalrat (Conselho Nacional, câmara baixa), uma eleição que ocorre a cada quatro anos.

As previsões no país mostram que os deputados da direita deverão ter resultados um pouco melhores que a oposição. Mesmo assim, o governo não obterá maioria absoluta e deverá ser formada uma coalizão entre a direita, do Partido Pupular da Áustria (ÖVP) e a centro-esquerda, do Partido Social-democrata da Áustria (SPÖ).


 


A Áustria está dividida em nove circunscrições, denominadas “landers”, que são repartidas por sua vez em 43 circunscrições locais.


 


Para ter assentos no parlamento, os partidos devem obter pelo menos 4% dos votos no nível nacional ou pelo menos “um mandato direto” eleito em uma circunscrição, o que impede que outros partidos participem das eleições, à semelhança da cláusula de barreira existente na Alemanha.


 


As sessões de votação serão abertas a partir das 0h e fecharão às 17h (18h no horário de Brasília de sábado até 12h no horário de Brasília no domingo).


 


De acordo com a legislação austríaca, o presidente da República deverá encarregar o chefe do partido que obtiver o primeiro lugar de formar um governo. No entanto, tem o direito de confiar esta tarefa a outro partido.