Anita Garibaldi lança livro do marxista Domenico Losurdo

A editora Anita Garibaldi, em conjunto com o Núcleo de Estudos Estratégicos da Unicamp, traz às livrarias brasileiras o mais novo trabalho do marxista italiano Domenico Losurdo: Liberalismo – Entre a Civilização e a Barbárie. A publicação

O lançamento, que contará com a presença do autor, se realizará no auditório da Fnac Pinheiros, em São Paulo (SP), no dia 11 de outubro. Na ocasião, Losurdo vai palestrar sobre essas questões tão importantes para a compreensão da situação da sociedade contemporânea, em tempos de globalização neoliberal e de aprofundamento das novas faces do imperialismo.


 


Para o autor, o mesmo pensamento liberal do passado, que considerava os povos não europeus como infantis ou bárbaros, é hoje conduzida pelo presidente norte-americano, George W. Bush, justificando assim a agressão e opressão de povos que não se enquadram nem se acomodam aos desígnios de Washington.


 


O autor
Considerado um dos mais notáveis pensadores marxistas da atualidade, Domenico Losurdo possui uma vasta obra em que se dedica à análise crítica dos ideólogos do liberalismo, mostrando como essa tradição é biombo da exploração dos trabalhadores na Europa e na hierarquização do mundo em raças inferiores e superiores, cujo topo é ocupado pelas elites brancas européias. Losurdo põe no centro da questão a luta de classes, assim como o racismo e o machismo.


 


Autor de obras reconhecidas mundialmente, entre elas Hegel, Marx e a Tradição Liberal – Liberdade, Igualdade, Estado (Editora Unesp, 1998) e Fuga da História? – A Revolução Russa e a Revolução Chinesa Vistas de Hoje (Editora Revan, 2004), Losurdo possui um trabalho marcado pelo esforço de reconstruir a história política desde a filosofia clássica alemã, de Kant a Marx, e o debate por ela provocado na Alemanha desde a segunda metade do século 18 e durante o 19.


 


Nascido em Sannicandro di Bari, na Itália, em plena segunda guerra mundial (em 1941), ele estudou em Tübingen, na Alemanha, e em Urbino, na Itália, onde se doutorou com uma tese sobre Karl Rosenkranz. É professor titular de filosofia da história da Universidade de Urbino. Além da atividade acadêmica, integra o Comitê Político Nacional do Partito da Refundação Comunista (PRC).


 


Vertentes
A atividade intelectual de Losurdo se expressa em uma extensa obra de história da filosofia, dedicada ao exame de pensadores com Kant, Hegel, Nietzsche, Heidegger e Gramsci. Outra vertente se dedica a investigar as razões do colapso do socialismo no Leste Europeu e ao estudo das revoluções comunistas do século 20. No Brasil, ele tem vários artigos e ensaios publicados em revistas marxistas brasileiras como Crítica Marxista, Margem Esquerda e Princípios, além de livros.


 


Liberalismo – Entre a Civilização e a Barbárie traz os seguintes artigos:


 


1 – ''Civilização, barbárie e história mundial: relendo Lênin'', publicado originalmente em italiano em Lênin e il Novecento (1997) e em português na revista portuguesa Vértice n. 99.  O texto teve revisão técnica do filósofo e professor da Unicamp João Quartim de Moraes.


 


2 – ''Estado nacional e valores universais. Aventuras do universalismo, na era contemporânea'', publicado originalmente em italiano na revista Crítica Marxista (mar-abr, 2002). O artigo foi traduzido para o português por Bernardo Joffily.


 


3 – ''Marx, a tradição liberal e a construção histórica do conceito universal de homem'', publicado originalmente na revista Lutas Sociais n. 13/14 (2005).


 


4 – ''Idéia de época histórica em Marx e análise do nosso tempo'', comunicação apresentada no Congresso da Internacional Gesellschaft Hegel-Marx für dialektisches Denken (4/9/2000). Publicado em italiano na revista Crítica Marxista (fev-mar, 2001). O texto foi traduzido para o português por Soraya Barbosa da Silva.


 


5 – ''Guerra preventiva, americanismo e antiamericanismo'', originalmente publicado em italiano na revista Crítica Marxista (mar-abr, 2003) e em português na revista Margem Esquerda n. 5 (mai, 2005). Traduzido para o português de Bernardo Joffily.


 


SERVIÇO
Lançamento de Liberalismo – Entre a Civilização e a Barbárie
Autor: Domenico Losurdo
Dia: 11/10 (quarta-feira), às 19 horas
Local: auditório da FNAC Pinheiros, em São Paulo (SP)