Hugo Chávez: “Lula é obrigado a ganhar e ganhará”

Ao explicar a uma delegação de funcionários do Vietnã as potencialidades energéticas da América do Sul, Chávez disse que Lula não pode perder as eleições.”Você é obrigado a ganhar, Lula. Venceremos”, afirmou. Chávez pediu esta semana a seus seguidores que

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou nesta sexta-feira que seu colega Luiz Inácio Lula da Silva vai vencer o segundo turno da eleição presidencial no Brasil, previsto para o próximo dia 29 de outubro. Durante um discurso em Caracas, Chávez disse que “Lula vai contra-atacar, não pode perder. Você sabe, está obrigado a ganhar e ganhará”.


 



Lula, que enfrentará no segundo turno do candidato Geraldo Alckmin, aparece na última pesquisa com 50% das intenções de voto, contra 43% para o candidato tucano. Venezuela e Brasil têm importantes relações econômicas, incluindo os negócios entre a Petrobras e a estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA).


 


O Brasil também é sócio da Venezuela no faraônico projeto do grande gasoduto do sul, para levar o gás venezuelano a diversas regiões do Brasil. Na terça-feira passada, após o resultado do primeiro turno, Chávez felicitou Lula por sua vitória, mas lamentou a realização do segundo turno.


 



“Felicitamos nosso amigo Luiz Inácio Lula da Silva que venceu o primeiro turno, apesar de nossa esperança de que não haveria o segundo turno”. Depois de esclarecer que não quer interferir nos assuntos internos de outros países, Chávez, que discursava para estudantes venezuelanos, pediu que refletissem sobre os resultados das eleições brasileiras.


 


“Lula teve quase 49%, com 50,1% teria vencido. Faltou a ele menos de dois pontos. Outros candidatos se lançaram pela esquerda também, mas o que fizeram? Nada. Jogaram pelo inimigo e tornaram as coisas mais difíceis para o companheiro Lula”.


 


Chávez, que também tenta a reeleição, no próximo dia 3 de dezembro, prometeu no sábado passado liderar a Venezuela por muitos anos: “Vamos de 2007 a 2021: 14 anos de batalha nos esperam, 14 anos de construção da pátria nova, 14 anos de construção do socialismo venezuelano do século XXI”.



 
Fonte: AFP