PCdoB-RS pede “mobilização total” para reeleger Lula e pela vitória de Olívio

A reunião da Comissão Política do PCdoB-RS ocorreu nesta sexta-feira (06/10);  foi marcada pela avaliação das eleições e definições sobre a intervenção do partido neste segundo turno.

O presidente do PCdoB RS, Adalberto Frasson, abriu os trabalhos registrando o êxito do projeto eleitoral do PCdoB no Rio Grande do Sul e os avanços no país. ''Atingimos nossos objetivos. Conquistamos a cadeira na Câmara Federal, com Manuela, a deputada mais votada no Estado, mantivemos nosso espaço na Assembléia Legislativa, com a eleição de Raul Carrion e passamos para o segundo turno na disputa pelo governo do Estado, com a presença da nossa camarada Jussara Cony, vice de Olívio Dutra na chapa da Frente Popular''.


 


Os membros da CP registraram o excelente resultado obtido por Manuela, para a Câmara Federal. Com expressiva votação, mais de 270 mil votos, ela foi a deputada mais votada do Estado, e a mulher mais votada do Brasil no pleito. Manuela, com isso, projetou-se como uma nova liderança no país. Sua votação contribuiu para garantir oito vagas para o RS na Câmara, na coligação PT/PCdoB.


 


Outro destaque feito por Frasson foi sobre as votações dos demais candidatos do PCdoB. Segundo ele, as lideranças do partido se credenciaram no processo, obtendo bom desempenho em suas regiões.


 


Todo gás no segundo turno


A reunião definiu como prioridade a mobilização total do partido neste segundo turno. Para os comunistas gaúchos é hora de aproveitar os êxitos conquistados até agora e ir para rua garantir a reeleição de Lula e a vitória de Olívio e Jussara, para recolocar o Estado no rumo do crescimento, sintonizado com as mudanças no país.


 


''No Estado são dois projetos, como acontece em nível nacional. Alckmin no país e Yeda aquí, tentam se apresentar como novidade. Na verdade são Lobos em pele de cordeiro. Vamos explicitar o seu projeto. É o velho e superado neoliberalismo, que já causou muito atraso e malefícios para o país e o Rio Grande'', enfatizou Frasson.


 



Unir Forças


Foram apresentados os informes sobre as tratativas para angariar apoios de outros partidos e lideranças nesta fase decisiva da campanha. O PCdoB tem atuado de maneira intensa buscando a ampliação das forças comprometidas com a reeleição de Lula e a eleição de Olívio no Estado. Destacou-se a atuação de Jussara Cony e do presidente, Adalberto Frasson, nestes encontros políticos. Outra medida importante, para os comunistas, foi o reforço da coordenação da campanha Lula no RS com as presenças de Miguel Rosseto (PT), ex-ministro que foi candidato ao senado; Manuela, deputada federal eleita (PCdoB); Beto Albuquerque (PSB), deputado federal reeleito e Henrique Fontana (PT), atual líder do governo na Câmara, também reeleito.


 


Frasson adiantou que as principais lideranças do partido no Estado estão trabalhando intensamente para reforçar a luta pela vitória no dia 29 de outubro.


 



Mobilização


O entendimento da CP é o de que há pouco tempo para a campanha até o dia da eleição. Por isso, o indicativo é de mobilização total da militância para intensificar a campanha na rua. ''Vamos realizar plenárias de mobilização do PCdoB em todas as regiões e fazer com que os comunistas tenham presença destacada nesta reta final, assim como tiveram no primeiro turno'', disse Frasson. Ainda, segundo ele, toda a militância deve continuar na rua e a estrutura montada para a campanha em primeiro turno deve ser mantida e ampliada, para se atingir uma vitória ainda maior nesta etapa final do processo eleitoral.


 



De Porto Alegre
Clomar Porto