Pré-vestibular comunitário realiza sonho de população carente

Há cinco anos, o Pré-Vestibular Comunitário Aglomerado Barragem Santa Lúcia/Morro do Papagaio, em Belo Horizonte, põe em prática o sonho de pessoas carentes que buscam modificar suas histórias de vida por meio da educação. Os frutos do trabalho no morro j

Instalado em três salas da Escola Estadual Dona Augusta Gonçalves Nogueira, o cursinho comunitário funciona à noite, por meio de parceira entre a PUC Minas, o Instituto Marista de Solidariedade e a Ação Social Arquidiocesana. Apesar das dificuldades para conseguir recursos complementares (papel, passagens de ônibus de professores e funcionários, lanches e apostilas), a iniciativa também beneficia moradores de outras comunidades carentes, como o Morro do Querosene, a Vila Acaba Mundo, o Conjunto Santa Maria e o Morro das Pedras. Pequena contribuição é cobrada dos alunos. Depois da aprovação, os desafios dos estudantes não param, tanto que foi criada a Associação dos Universitários do Morro do Papagaio, cujo foco, além da mobilização entre eles, é garantir o retorno do trabalho à comunidade.


O ingresso no cursinho somente poder ser feito em fevereiro ou agosto, pois é fundamental manter o padrão semestral e o cronograma do conteúdo a ser ensinado. “Para que o trabalho seja mais atrativo, amplo e voltado à prática, especialmente quanto às questões históricas, geográficas, científicas e culturais, também fazemos visitas orientadas a cidades como Ouro Preto, Tiradentes e Belo Vale. Uma visita à Gruta da Lapinha, em Lagoa Santa, está marcada para o dia 22”, afirma o coordenador do pré-vestibular, Marcelo Novaes.


De acordo com ele, as alterações introduzidas pelo Pro-Uni, programa do governo federal para direcionamento de bolsas de estudos em faculdades particulares, exigiram a reorientação da estratégia do pré-vestibular do morro. “Entre os nossos focos estão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que classifica os candidatos às bolsas em instituições particulares, além da UFMG.” Pelo menos 500 pessoas já passaram pelas salas de aula do cursinho, sendo os seguintes os cursos mais procurados: pedagogia, letras, história, serviço social, enfermagem, fisioterapia e ciência da computação.


Fonte: Portal Uai