Datafolha: Alckmin cai e Lula amplia vantagem para 11 pontos

A primeira pesquisa Datafolha após o debate na TV entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB), realizado no último domingo, aponta que a vantagem do candidato petista subiu para 11 pontos em relação ao seu adversário tucano. Contando

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou de 7 para 11 pontos a vantagem sobre o seu adversário, Geraldo Alckmin (PSDB), no segundo turno da eleição presidencial, revela pesquisa Datafolha realizada ontem em todo o país.



Neste levantamento, o primeiro após o debate na TV Bandeirantes no domingo e o segundo realizado na reta final da eleição, Lula oscilou de 50% para 51%, considerando o total de votos declarados pelos eleitores. Alckmin caiu três pontos, de 43% para 40%.



Considerando os votos válidos, Lula oscilou de 54% para 56% e Alckmin, de 46% para 44% _ambos dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.



Nos votos válidos, portanto, a diferença entre os dois adversários aumentou quatro pontos. Subiu de oito no último dia 6 de outubro para 12 agora. Vencerá a eleição no próximo dia 29 quem conseguir mais de 50% dos votos válidos.


 


Perdas em várias frentes



O levantamento captou uma diminuição das intenções de voto em Alckmin em vários segmentos importantes do eleitorado e nas regiões Sul (onde o tucano ainda vence por larga margem) e no Nordeste (onde Lula já liderava).



O tucano também sofreu um significativo ''desembarque'' dos eleitores da terceira colocada, Heloísa Helena (PSOL), que pretendiam votar nele.



Entre a pesquisa realizada na sexta passada e a de ontem, Alckmin perdeu nove pontos percentuais entre os ex-eleitores de Heloísa Helena (tem 39%), enquanto Lula ganhou quatro (foi a 36%). O restante se dividiu entre brancos/nulos e indecisos.
Na região Sul, a única onde o tucano está à frente de Lula, Alckmin perdeu três pontos e Lula ganhou cinco. No Nordeste, o petista ganhou mais quatro pontos, enquanto Alckmin perdeu também quatro.



O tucano também perdeu oito pontos entre os eleitores com idade entre 25 e 34 anos (cerca de 24% do eleitorado), enquanto Lula ganhou cinco.



O ex-governador de São Paulo acumulou ainda perdas entre os eleitores mais escolarizados e de maior renda, justamente os segmentos onde a audiência e o acesso às repercussões do debate foram maiores, segundo o levantamento.



Os eleitores que ganham mais de 2 salários mínimos no Brasil representam 52% do total do eleitorado. Segundo a pesquisa, Lula ganhou e Alckmin perdeu pontos em todas as faixas de renda familiar mensal acima dos dois mínimos.



Entre os eleitores que recebem entre 5 e 10 salários mínimos, por exemplo, Lula cresceu de 41% para 45% (mais quatro pontos), enquanto Alckmin caiu de 51% para 48 (menos três pontos).



Já entre os com ensino médio (cerca de 39% do eleitorado), Lula ganhou quatro pontos e Alckmin perdeu cinco. Entre os com ensino superior, o petista oscilou positivamente dois. O tucano perdeu três.



A pesquisa revelou também que 89% dos eleitores de Lula souberam dizer corretamente o número que devem digitar no dia 29. Entre os eleitores de Alckmin, 79% responderam corretamente qual é o número do candidato do PSDB a ser digitado na urna.


 


Avaliação do debate


 



A pesquisa revelou ainda que Lula e Alckmin tiveram desempenho semelhante no debate de domingo. Para 43% dos que viram o debate, o tucano venceu. Lula foi o melhor para 41%. A diferença entre os dois está dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Mas Alckmin perdeu mais pontos nos segmentos que deram mais audiência e repercussão ao evento. O debate foi mais visto, proporcionalmente, entre os mais ricos e mais escolarizados, e foram dessas fatias do eleitorado que o tucano mais perdeu votos.


 


O Datafolha também coletou a impressão dos que não viram o debate, questionando qual a opinião deles sobre o desempenho dos candidatos a partir do que sabiam ou ouviram dizer. Do total de eleitores ouvidos pelo Datafolha ontem, 39% disseram ter assistido ao debate -inteiro ou em parte-, contra 61% que não o fizeram. 


 


No total dos entrevistados, 30% disseram considerar que Alckmin havia se saído melhor no debate, contra 28% que tinham essa opinião para Lula.


 


Entre os eleitores que têm renda familiar mensal maior do que 10 salários mínimos, Alckmin foi considerado o vencedor do debate por 54% dos entrevistados, contra 23% para Lula. Nessa faixa de renda, o tucano tinha na pesquisa da última sexta-feira 69% das intenções de voto, caindo agora para 62%.


 



Entre os que ganham de cinco salários mínimos a dez salários mínimos, 37% consideraram que Alckmin se saiu melhor, e 31%, Lula. Na pesquisa da última sexta-feira, no entanto, o tucano tinha nessa faixa 51% das intenções de voto. Agora tem 48%.


 


Influência


 


Para Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha, ''se o debate exerceu alguma influência foi entre os que têm renda e escolaridade mais altas''. ''O fato novo entre as duas pesquisas foi o debate, e foi nesses segmentos que Alckmin caiu mais'', ele diz.


 


Entre os eleitores que têm nível superior de escolaridade, 45% disseram ter visto vitória de Alckmin, contra 25% que consideraram Lula o vencedor do debate. Nessa faixa do eleitorado, as intenções de voto de Alckmin caíram de 56% nos dias 5 e 6 para 53% ontem.


 


Quando considerados os que têm nível médio, 35% consideraram Alckmin o vencedor, contra 27% que viram em Lula o candidato que se saiu melhor no debate. Alckmin tinha no final da semana passada 48% das intenções de voto nessa faixa, e caiu para 43% agora.


 



O debate foi assistido por 61% dos eleitores com nível superior completo, por 43% dos que têm ensino médio e por 31% dos que concluíram apenas o curso fundamental. Entre os que ganham mais de 10 mínimos, 72% disseram ter acompanhado o debate. A fatia cai para 53% dos que têm renda entre 5 e 10 mínimos; 41% entre 2 e 5 mínimos; e 31% entre os que ganham até 2 mínimos.


 


Da redação,
Cláudio Gonzalez
com informações da Folha de S. Paulo