UJS ocupa Avenida Paulista em campanha pró-Lula

Militantes da UJS (União da Juventude Socialista) ocuparam na manhã desta quarta-feira (11) a Avenida Paulista, principal artéria do centro novo da cidade de São Paulo, em campanha pela reeleição do presidente Lula. Com faixas, bandeiras, fantasias e a

Os motoristas, quando o sinal fechavam, ficavam acompanhando a ação de campanha. Alguns manifestavam seu apoio, outros a rejeição (em São Paulo a votação de Geraldo Alckmin no primeiro turno superou a de Lula). Já os motoboys pareciam ser maciçamente Lula.


 


A iniciativa na Avenida Paulista faz parte de um ''Dia Nacional de Ocupação das Ruas'', convocado pela UJS, que é ligada ao PCdoB. Para quinta e sexta-feira, estão programadas ações semelhantes mas com participação mais ampla, não só da UJS mas também da juventude petista, de diretores da UNE e da Ubes, de diferentes tendências do movimento estudantil.


 


A ação de quinta-feira começa às 9h30 no Monumento das Bandeiras, outro cartão postal da cidade. Na sexta o local escolhido é o Largo de São Bento, no centro velho da cidade, um lugar de intenso comércio.


 


Gustavo Petta, presente na ação da Paulista, não ocultava seu entusiasmo. E Gavião resumiu sua avaliação num adjetivo: ''Foi massa''. O dirigente da UJS reproduz o argumento que tem usado, junto a outras organizações juvenis pró-Lula: ''Eu digo para eles, o negócio agora é pouca reunião e muita rua, gente. Só faltam 18 dias!…''


 


A campanha de Lula tem como meta para o segundo turno virar a votação em São Paulo. O estado jogou um papel  decisivo na votação presidencial de 1o de outubro. Foi a diferença obtida por Alckmin no estado — 3,8 milhões de votos — que impediu Lula de vencer a eleição já no primeiro turno. No conjunto das outras 26 unidades da Federação, Lula obteve 2,5 milhões de votos de vantagem sobre a soma dos demais candidatos à Presidência.


 


A ação militante iniciada pela juventude paulista pretende virar esse quadro. No sábado, o PCdoB-SP programou outra ação, na Praça Ramos, que pretende se repetir todas as semanas até o 29 de outubro.