Arnaldo Jabor desqualifica Lula no ar, e TSE pune CBN

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) obrigou a rádio CBN a retirar de seu site um comentário anti-Lula do colunista Arnaldo Jabor. A sessão de impropérios, típica do ex-cineasta, foi ao ar na manhã de terça-feira (10/10).

Na Representação (RP) 1256, a coligação A Força do Povo (PT-PRB-PCdoB) – que apóia a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva – sustentou que o comentário teria emitido opinião favorável ao candidato Geraldo Alckmin e negativa ao atual presidente da República.


 


Uma liminar, assinada pelo o ministro Ari Pargendler, do TSE, e enviada à CBN por fax nesta quinta-feira (12), determinou a retirada do trecho da página da rádio CBN na internet e também das páginas de todas as suas afiliadas. “O comentário impugnado na petição inicial pode ter contrariado a legislação eleitoral”, escreveu Pargendler na decisão.


 


“Como medida de natureza cautelar, determino liminarmente sua retirada da página da Representada na rede mundial de computadores e de todas as suas afiliadas”, acrescentou o ministro.


 


No comentário impugnado, Jabor compara Lula a Alckmin de forma leviana e grosseira. De acordo com o TSE, as palavras do colunista foram as seguintes: “Amigos ouvintes, o debate de domingo serviu para vermos os dois lados do Brasil. De um lado, um choque de capitalismo. De outro, um choque de socialismo deformado num populismo estadista, num getulismo tardio”.


 


“De um lado, São Paulo e a complexa experiência de Estado industrializado, rico e privatista. De outro, a voz dos grotões, onde o estado ainda é o provedor dos vassalos famintos. De um lado, a teimosa demanda do Alckmin pelo concreto da administração pública, e do outro, o Lula, apelando para pretextos utópicos, preferindo rolar na retórica de símbolo.”


 


Da Redação, com TSE