Falha técnica deixa 105 mil fora da devolução do IR

Uma falha operacional do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa responsável pelo processamento das declarações do Imposto de Renda de 2006 (ano-base 2005), deixou 105 mil contribuintes de fora do quinto lote de devolução, cuja restitu

O pagamento da restituição para esses contribuintes (7,31% do total de 1.435.311 restituições previstas para outubro) foi adiado para o dia 16 de novembro. Segundo a Receita, o valor da restituição será corrigido com base na Selic acumulada entre maio e outubro, mais 1% de novembro.

Foi a primeira vez que tal tipo de falha ocorreu no histórico da devolução do Imposto de Renda. De acordo com a Receita, o problema com o pagamento só foi detectado após reclamações dos contribuintes, o que levou a instituição a pedir informações ao Serpro, que acusou a falha.

No quinto lote, liberado neste mês, seria pago um total de R$ 1,2 bilhão aos contribuintes com direito a restituição. Quem quiser obter mais informações sobre esse lote, deve acessar a página da Receita na internet (www.receita.fazenda.gov.br) ou ligar para 0300-789-0300 do Receitafone.