Comando de Alckmin em Tocantins

Dirigentes nacionais da campanha de Geraldo Alckmin à Presidência da República realizam campanha, hoje, no Tocantins. Do lado lulista, o prefeito de Palmas, Raul Filho, reuniu-se com servidores para pedir engajamento na campanha. Veja a resenha feita p

Jornal do Tocantins


Petistas pedem engajamento de servidores Uma reunião de mobilização pela reeleição de Lula foi realizada ontem por secretários, diretores e gerentes municipais, com participação do prefeito da Capital, Raul Filho (PT), que é coordenador da campanha pela reeleição de Lula em Palmas, com servidores da prefeitura, no auditório da Assembléia Legislativa. No local, houve distribuição de material de campanha, como bandeiras, adesivos e panfletos. Houve conversas com servidores que ocupam cargos de confiança para que, após o expediente normal, liberar os servidores que quisessem se engajar na campanha pró-Lula e dar sua contribuição.


 


Senadores do PFL chegam hoje O candidato a vice-presidente da República, senador José Jorge (PFL-PE) e o coordenador do PFL na campanha de Geraldo Alckmin, senador Heráclito Fortes (PFL-PI), têm encontro hoje com líderes do PFL e de outros partido de apoio ao tucano no Estado, em Palmas, Gurupi e Araguaína. José Jorge e Heráclito Fortes vêm a convite da senadora eleita, deputada federal Kátia Abreu, presidente regional do PFL e uma das coordenadoras dos outros partidos aliados a Alckmin no Estado, na disputa pela presidência da República.


 


Lista de maus gestores Cinco políticos do Tocantins estão na lista dos maus gestores que, ao ocupar cargos ou funções públicas, tiveram contas consideradas irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Destes, um deles conseguiu uma cadeira de deputado federal, um, de estadual, e os outros três não se elegeram. O ex-governador e deputado federal eleito Moisés Avelino (PMDB), que está na lista, informou que o problema com o TCU existe há mais de dez anos e só será resolvido quando a Justiça Federal julgar o caso. No caso de Raimundo Sampaio (PP), conhecido como ‘Raimundo Palito’, há uma prestação irregular de contas ao Sistema Único de Saúde (SUS) da época em que respondia pelo cargo de secretário de Saúde de Araguaína. Os demais políticos na lista de maus gestores são Walfredo Reis(PPS), não reeleito deputado estadual, Dagmar de Assis Porto (PMDB) e Izidorio Correia de Oliveira (PSDB), também candidatos a deputado estadual que não conseguiram uma cadeira na Assembléia Legislativa.


 


 


Siqueira em recuperação Durante exame de rotina em São Paulo, na semana passada, os médicos do ex-governador Siqueira Campos (PSDB) detectaram algumas seqüelas do acidente que sofreu antes das eleições em Palmas. O ex-governador sofreu traumatismo ósseo e lhe foi recomendado repouso absoluto. Por esse motivo, o ex-governador deverá ficar em Brasília bem mais tempo do que estava planejado. Outra vítima no acidente, Mariluce Uchôa, sua esposa, também passou por exames, em razão de uma suspeita de fratura na bacia.


 


Guardas ameaçam greve Palmas pode amanhecer na próxima segunda-feira sem os serviços dos guardas metropolitanos. A categoria ameaça entrar em greve caso não seja recebida pelo prefeito Raul Filho para discutir, entre outras coisas, a verba de R$ 517 mil repassada pelo Governo Federal para aparelhamento da guarda. A verba, que até agora não teria sido usada para o seu devido fim, corre o risco de virar água por perda de prazo estipulado no convênio com a Secretaria Naciona de Segurança Pública (Senasp).


 


Construção civil em campanha Os trabalhadores da construção civil no Tocantins querem um reajuste salarial de 6%, mas a classe patronal só oferece 3%. Este é o embate entre esses dois lados desde o mês de julho, quando venceu a data base dos trabalhadores nesse setor. No Tocantins, são mais de 4 mil trabalhadores atuando na construção civil, desde a área pesada até em outros serviços. Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, Daniel Barbosa Lima, caso não haja acordo até o final desse mês, haverá uma mobilização dos trabalhadores e que pode virar até em uma greve.


 


Nova suspeita de meningite Uma menina de três meses, da cidade de Augustinópolis, está internada desde o início desta semana no Hospital Dona Regina, em Palmas, com suspeita de meningite. A confirmação só virá quando forem divulgados os resultados dos exames, na próxima semana.


 


Rigor em fiscalizações de fósseis Diante da divulgação da venda de fósseis retirados da floresta fossilizada na região de Filadélfia, Norte do Tocantins, via internet na Alemanha, o diretor de Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Antônio Santiago, informou que o Estado formalizou denúncia no Departamento Nacional de Produtos Minerais (DNPM) e no Instituto de Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), solicitando maior rigor na fiscalização da área que é de proteção ambiental.


 


Ananás, uma semana sem água Depois de uma semana sem água, a população de Ananás voltou a ter o abastecimento normalizado hoje. O problema de uma bomba queimada causou transtornos para a maioria da comunidade, que teve que improvisar durante sete dias, pegando água em poços artesianos e tomar banho em riachos próximos ao município. Ainda ontem, faltou água na cidade, mas o serviço normalizou no final da tarde.


 


Período chuvoso requer cuidados Nos primeiros 17 dias deste mês o índice pluviométrico chegou a 64,4 milímetros no Estado, quase o dobro que o ano passado que foi de 36,8 milímetros, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Com base nisso o orgão prevê que as chuvas serão ainda mais regulares este ano.


 


Pesquisa mostra sujeira do dinheiro Um artigo científico de duas acadêmicas do curso de Medicina da Faculdade Unirg, de Gurupi, sobre “Microrganismos encontrados em dinheiro brasileiro coletado em feira livre” foi publicado na Revista NewsLab, edição dos meses de agosto e setembro. A revista é científica e tem circulação nacional, direcionada às áreas de análises clínicas, patologia e bancos de sangue. As autoras, Ana Caroline de Souza e Glauce Eiko Mandú de Oliveira, foram orientadas pela professora Karine Poletto, e análise estatística foi feita por Wataro Nelson Ogawa.


clebertoledo.com.br


Semana de promoção da saúde O terceiro Passeio Ciclístico Camelos e Magrelas acontece neste sábado. A Secretaria de Juventude e Esportes (Sejuves) e a Secretaria de Saúde (Sesau) firmaram parceria para que o passeio encerre a semana de promoção da saúde.


 


305 norte com posto policial A construção de mais uma obra priorizada pela comunidade nas plenárias do Orçamento Participativo (OP), realizadas em 2005, será iniciada pela Prefeitura da Capital, em parceria com o governo do Estado, nesta quinta-feira. Desta vez está sendo construído um posto policial na 305 Norte (Arno 32). A previsão é de que a construção seja concluída em 90 dias.