Em Manaus, Lula mostra força da campanha e reafirma compromissos

 
Embaixo de um calor de quase 40º C, uma multidão esperava a chegada do presidente Lula, ontem pela manhã, em frente à base aérea de Manaus. Previsto para chegar às 8h30, o avião que trazia o petista aterrisou na capital amazonense por volta d


Centenas de militares da Aeronáutica faziam a segurança da área reservada para as autoridades mas, como sempre, Lula surpreendeu. Quebrou o protocolo e apareceu exatamente às 10h30 em cima de um Jeep Troller sem capota. Ele estava acompanhado do governador reeleito Eduardo Braga (PMDB) e do senador eleito Alfredo Nascimento (PL) e retribuiu todas as manifestações de carinho.
Pelos quase nove quilômetros que a carreata percorreu, era possível perceber a emoção dos moradores da cidade. Por onde o presidente passava, as pessoas acenavam com a mão e se contagiavam com a alegria da caravana.


 



Militantes, simpatizantes e fãs de Lula estavam preparados para a carreata. Eles empunhavam faixas e bandeiras e tinham os jingles da campanha na ponta da língua. A fila de carros chegou a quase cinco quilômetros e percorreu as ruas do bairro de Educandos, Zona Sul, até o Centro de Convenções do Studio 5 Festival Mall, no bairro Japiim, também na Zona Sul. Lá, mais de cinco mil pessoas já esperavam o presidente. Entre elas estavam os prefeitos das 61 cidades do Estado, líderes comunitários, trabalhadores e empresários do Distrito Industrial, deputados estaduais e federais e representantes da Igreja Assembléia de Deus e da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam).


 



 
COMÍCIO


 



O presidente da Câmara Federal Aldo Rebelo foi quem deu a largada no comício. Ele falou do compromisso que Lula tem com a Zona Franca de Manaus e com o Estado. “Lula vai continuar fazendo as benfeitorias na área da saúde e educação de boa qualidade”, destacou.


 



O governador do Estado, Eduardo Braga, foi mais direto no recado. “Lula é a única opção que o Amazonas tem para continuar crescendo. É por isso que ele teve 78% dos votos válidos aqui. Essa foi a maior votação que o povo amazonense já deu para um presidente. Nossa meta nesse segundo turno é chegar a 90% dos votos”, afirmou. No município de Manaquiri (a 65 quilômetros de Manaus), Lula obteve 93,3% dos votos válidos.


 


 
GRATIDÃO


 



Ao pegar o microfone, o presidente Lula falou da gratidão que tem pelo Amazonas. “Viemos aqui somente agradecer. Para dizer como um ser humano se sente ao saber que 78% dos eleitores de um Estado levantaram, foram às urnas e lembraram do meu rosto”, disse.


 



O petista reafirmou seus compromissos com o Estado. Entre eles, o de trazer mais escolas técnicas para os municípios do interior, recuperar a rodovia BR-319 – que liga Manaus a Porto Velho, desapropriar a área da invasão Nova Vitória, em Manaus, que abriga mais de 5 mil famílias e pertence à União, e ajudar o Estado e o Município a resolverem o problema da falta d’água que atinge aproximadamente 600 mil pessoas na capital.


 



 
ZONA FRANCA DE MANAUS


 



Lula também garantiu que o parque industrial de Manaus não sofrerá prejuízos em seu segundo mandato. Ele se referia à produção da TV digital. Nesta semana, Lula disse que vai garantir a TV digital em Manaus e até mesmo a implantação de uma fábrica de semicondutores, para a qual o governo brasileiro trabalha uma Medida Provisória (MP) com benefícios tributários.



 
De Manaus,
Mariane Cruz