Lula pede ao TSE direito de resposta contra a ''Veja''

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu representação da coligação “A Força do Povo” (PT-PRB-PCdoB), do candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva, com pedido de direito de resposta contra a revista Veja. Segundo a representação, a

A representação petista contesta a matéria “Um enigma chamado Freud”, com o subtítulo “Ele e o dossiêgate são como fogo e dinamite. Por isso, uma operação está em curso para mantê-los afastados. Se ela falhar, será um deus-nos-acuda”.


 


Segundo os representantes, “a referida operação em curso é descrita pela revista como uma sucessão de crimes, cometidos, um após o outro, para encobrir a origem do dinheiro usado para compra do dossiê”. Acrescentam, também, que o enredo utilizado pela revista utiliza o ex-assessor da Presidência da República Freud Godoy como uma espécie de “blindagem” ao presidente Lula.


 


A coligação “A Força do Povo” pede direito de resposta aos autores, a ser publicado na próxima edição da revista Veja. Pede, ainda, que seja destacado na capa da revista que a edição contém o direito de resposta, uma vez que a reportagem impugnada foi matéria de capa dessa edição.


 


O relator da matéria é o ministro Marcelo Ribeiro.


 


Direito de resposta no programa de Alckmin


 


Nesta quinta-feira, o presidente Lula conquistou no TSE o direito de responder a uma propaganda divulgada por seu opositor, Geraldo Alckmin, no horário eleitoral gratuito. Na propaganda do candidato do PSDB, foi veiculado que Lula manda na Polícia Federal, nos ministros e não sabe dizer de onde veio o dinheiro apreendido com petistas para supostamente comercializar dossiê contrário a tucanos.


 


Durante o julgamento, o ministro do TSE, Marcelo Ribeiro, afirmou que a propaganda dava a nítida impressão de que Lula saberia a origem do dinheiro, mas não queria revelá-la.


 


Fonte: Último Segundo