Peru aprova ingresso de militares dos EUA no país

O Parlamento peruano aprovou na noite desta quinta-feira (19/10) um projeto de resolução administrativa que permite o ingresso de militares norte-americanos no país, sob o pretexto de treinar a polícia nacional para o combate “contra o narcotráfico e a su

Os parlamentares governistas venceram a votação por 52 votos a 23. O deputado Luiz González Posada, membro da Comissão de Defesa do Parlamento e favorável ao projeto, disse que a decisão foi acertada pelo atual contexto mundial. “Há no país e neste governo um compromisso muito sério com todos as nações que estão dispostas a combater o narcotráfico e o terrorismo”, afirmou.



O projeto estabelece que até 31 de dezembro os militares norte-americanos começarão a chegar ao país. Para os parlamentares da oposição, a medida fere a soberania nacional e se baseia num completo despropósito.



“Com que autoridade moral o Exército dos Estados Unidos pretende ensinar nossa polícia técnicas contra o terrorismo, se são justamente os seus soldados os que mais matam cidadãos comuns?”, questiona a deputada Nancy Obregón, do Partido Nacionalista, referindo-se às invasões norte-americanas ao Iraque e ao Afeganistão.