Equador: Pesquisa aponta vantagem de Noboa sobre Correa

A primeira pesquisa divulgada para o segundo turno das eleições presidenciais do Equador mostra que o candidato conservador Álvaro Noboa ampliou a vantagem conquistada no primeiro turno em relação ao progressista Rafael Correa.

De acordo com os números divulgados pelo Instituto Gallup nesta quarta-feira (25/10), Noboa (o homem mais rico do Equador) teria 58% dos votos válidos se as eleições fossem hoje, contra 42% de Correa.



No primeiro turno, o candidato da direita surpreendeu o país e obteve 26,83% dos votos, enquanto Correa conseguiu 22,84%.



Analistas políticos avaliam que Noboa conseguiu obter o apoio de grande parte dos eleitores de ao menos dois candidatos com bom desempenho no primeiro turno: Gilmar Gutierrez (irmão do ex-presidente Lúcio Gutierrez), terceiro colocado, com 17,4% dos votos e Cynthia Viteri, quinta colocada, com 9,4%.



Correa, por sua vez, parece ter conquistado apoio maciço dos eleitores do quarto colocado nas eleições, o social-democrata Leon Roldós, que obteve 14,8% dos votos, apesar de ser apontado como o principal favorito ao longo da campanha eleitoral.



O segundo turno das eleições presidenciais está marcado para o dia 26 de novembro.