Últimas pesquisas confirmam ampla vantagem de Lula neste domingo

As pesquisas divulgadas neste sábado à noite pelos dois principais institutos do país – Datafolha e Ibope – confirmam a tendência de vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições deste domingo.

De acordo com os dois institutos, a vantagem de Lula sobre o tucano é de 22%. Os dois levantamentos mostram o candidato petista com 61% dos votos válidos, contra 39% do tucano.



O Ibope entrevistou 8.680 eleitores neste sábado em 465 municípios, enquanto o Datafolha ouviu 12.561 eleitores em 356 municípios. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos nos dois levantamentos.



Debate
De acordo com o Datafolha, 49% dos eleitores que assistiram ao debate da TV Globo, na noite de sexta-feira, disseram que o presidente Lula obteve o melhor desempenho. Para outros 35%, Alckmin foi o melhor.



Dos eleitores entrevistados, 53% disseram ter assistido ao debate – 47% não assistiram ao programa. Desse total, 22% disseram não ter visto o programa inteiro e 31% responderam que viram apenas parte do debate.



Entre os que declararam ter assistido ao debate inteiro, 51% apontaram Lula como o vencedor. Entre os que assistiram apenas parte do programa, o percentual dos que indicaram a vitória do petista é de 47%.



Apuração
Diferentemente do primeiro turno, quando viajou para Brasília (DF) depois de votar, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve acompanhar a apuração dos votos do segundo turno em São Paulo.



Segundo seus assessores, Lula deve votar e retornar para seu apartamento, em São Bernardo, no ABC Paulista. Se confirmada sua vitória, como indicam as pesquisas de intenção de voto, Lula seguirá para São Paulo. Nesse caso, ele deve participar da festa da vitória, que será montada na avenida Paulista, região central



Os coordenadores da campanha de Lula marcaram uma coletiva para domingo à noite no hotel Intercontinental, nas imediações da Paulista. Não se sabe ainda se Lula falará com a imprensa nessa coletiva.



Se ele não falar com a imprensa no domingo, Lula deve convocar uma coletiva para segunda ou terça-feira para falar da eventual vitória, segundo fontes do PT. Depois disso, o presidente quer viajar por dois ou três dias para descansar.