Jackson Lago (PDT) é o novo governador do Maranhão

Com 51,82% dos votos válidos o ex-prefeito de São Luís e candidato da Frente de Libertação do Maranhão, Jackson Lago, 72, venceu o segundo turno das eleições para governador do Estado contra a senadora Roseana Sarney (PFL), filha do ex-presidente da Repúb

Com 51,82% dos votos válidos o ex-prefeito de São Luís e candidato da Frente de Libertação do Maranhão, Jackson Lago, 72, venceu o segundo turno das eleições para governador do Estado contra a senadora Roseana Sarney (PFL), filha do ex-presidente da República e senador pelo Amapá, José Sarney.
A vitória de Jackson Lago interrompe a trajetória do grupo político de Sarney que nos últimos 40 anos esteve à frente da escolha do governador do Estado. O senador José Sarney (PMDB-AP) não se manifestou sobre o resultado das urnas.
A eleição de Jackson Lago confirmou as pesquisas realizadas pela Toledo & associados, contratada por O IMPARCIAL, no primeiro e segundo turnos. O instituto de pesquisa foi o único a apontar a realização de um segundo turno nas eleições do Maranhão, destronando outras aferições contratadas pelo grupo Sarney.
Na véspera do processo eleitoral, tanto Roseana como o pai garantiam que detinham a vitória com base em pesquisas de intenções de votos realizadas por institutos como o Brasmarket. Segundo as últimas pesquisas do instituto a senadora tinha vantagem de até três pontos percentuais em relação ao candidato da Frente de Libertação do Maranhão.
A senadora Roseana Sarney, na disputa pelo terceiro mandato como governadora do estado, obteve 48,18% dos votos válidos. Em relação ao primeiro turno, quando todos os meios de comunicação do grupo Sarney alardeavam que a vitória já estava garantida, seu crescimento foi abaixo de um ponto percentual.
No primeiro turno das eleições, em 1º de outubro, o candidato do PDT obteve a segunda maior votação com 34,36% dos votos válidos. O ex-ministro Edson Vidigal conquistou 14% dos votos, levando a eleição para o segundo turno.

LULA
Nem mesmo a vinda do presidente Lula ao Maranhão, para participar de um comício no município de Timon foi suficiente para alavancar a candidatura da pefelista Pouco mais de 13 mil votos foram acrescentados à votação da candidata do PFL neste segundo turno. No primeiro turno ela obteve 47,21% dos votos válidos. No segundo turno ficou com 48,18% dos votos válidos.
Na terceira eleição que disputou como candidato ao governo, o ex-prefeito de São Luís, Jackson Lago por três mandatos, venceu nos maiores colégios eleitorais do Maranhão. A votação mais expressiva foi registrada no município de Imperatriz. Jackson Lago conquistou 76,82% contra 23,18% dados a senadora Roseana Sarney. Na Ilha de São Luís, o candidato do PDT obteve vitória em todos os quatro municípios. Em São Luís foram 66,60% dados a Jackson Lago contra 33,40% obtidos pela candidata do PFL.
O resultado das urnas, com uma pequena margem de erro, confirmou as pesquisas realizadas na boca da urna, onde Jackson Lago apareceu com percentual de vantagem de pouco mais de seis por cento.

PERFIL
De médico a político

Jackson Kleper Lago, 72 anos, nasceu em Pedreiras (MA), ainda jovem formou-se em medicina, foi pioneiro na realização de cirurgia torácica no Maranhão e lecionou na Faculdade de Medicina do Maranhão.
Casado com a médica Clay Lago, com quem tem três filhos e vários netos, Jackson entrou na vida política e foi eleito por três vezes prefeito de São Luís pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). Nas oportunidades em que teve de governar São Luís, ele conquistou o título de Melhor Prefeito do Brasil, em pesquisas realizadas pelo jornal “Folha de S.Paulo”.
Jackson priorizou em seus mandatos a educação, abrindo 70 mil vagas no ensino fundamental e construindo escolas de alto padrão na capital. Na área da saúde, construiu, reformou e ampliou unidades de saúde (42), incluindo cinco Unidades Mistas, reformou e ampliou o Socorrão I e construiu o Socorrão II na Cidade Operária.
Incrementou a limpeza pública e urbanização. Estimulou a produção com a criação dos Consórcios Municipais de Produção e Abastecimento. Implantou a Casa da Agricultura Familiar Rural, promoveu a geração de emprego e renda com o incentivo e fomento às feiras livres e produção de hortifrutigranjeiros na Zona Rural de São Luís.
Implantou o Orçamento Participativo, Programa de Participação Popular, onde a população elege as obras prioritárias para o seu bairro.
Em 2002, durante o terceiro mandato, Jackson Lago abdicou do cargo de prefeito para se candidatar ao governo do estado, quando perdeu para José Reinaldo Tavares.