Bienal Internacional de Arquitetura homenageia Niemeyer

A 8ª Bienal Internacional de Arquitetura de Santo Domingo, que será inaugurada nesta sexta-feira (3/11), prestará homenagem ao Brasil e, especialmente, ao mestre brasileiro Oscar Niemeyer, um dos maiores símbolos da arquitetura moderna.

O Ministério da Cultura local anunciou que a nova edição da Bienal Internacional de Arquitetura terá o Brasil como país convidado e é dedicada a Niemeyer, assim como os dominicanos Teófilo Carbonell, Pablo Mella, José Miniño, Ramón Vargas Mera e Miguel Vila.



Durante a atividade, que durará até o próximo dia 13, também haverá a exposição da obra do arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha, que assim como Niemeyer recebeu o Prêmio Pritzker. As exposições serão apresentadas no Museu de Arte Moderna, em Santo Domingo, segundo a fonte.



A Bienal se dividirá nas categorias de design arquitetônico, design urbano, design de interiores, arquitetura da paisagem, restauração de monumentos e arquitetura experimental. Também haverá uma exposição da arquitetura contemporânea brasileira e dos projetos do urbanista brasileiro Jaime Lerner.



O programa da mostra inclui conferências, painéis, mesas-redondas, oficinas de pintura para arquitetos, mostra de vídeos com entrevistas de importantes arquitetos, assim como documentários da reconstrução de Paris e Berlim.



As conferências serão ditadas pelo arquiteto dominicano Rafael Álvarez, o cubano Augusto Rivero Más, os brasileiros Liana Vallicelli, Jaime Lerner e Gilberto Belleza, o alemão Udo Beckar e a francesa Isabel Hérault. Um júri, formado por arquitetos estrangeiros, selecionará as melhores obras apresentadas na mostra.