População de baixa renda de Recife terá medicação gratuita

Cinco unidades do programa Farmácia da Família, desenvolvido pela Prefeitura do Recife em parceria com o Ministério da Saúde, serão inauguradas nesta segunda-feira (6/11), na capital pernambucana.

A solenidade será às 9h, na Policlínica do bairro do Pina, onde foi instalada uma unidade do serviço, com a participação do ministro interino da Saúde, Jarbas Barbosa e do prefeito do Recife, João Paulo. Segundo Jarbas Barbosa, o projeto deve servir de modelo para outros municípios do País.


 


As Farmácias da Família vão distribuir gratuitamente mais de 100 tipos de medicamentos genéricos, incluindo os de uso contínuo, para tratamento de hipertensão, transtornos mentais e diabetes. A idéia é beneficiar os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), do Programa de Saúde da Família e de unidades de referência mantidas pela prefeitura da capital.


 


De acordo com o secretário municipal de Saúde, Evaldo Melo, o modelo é diferente do programa Farmácia Popular do Brasil, uma vez que as pessoas não precisam contribuir com nenhum valor financeiro para ter acesso à medicação. Para ter direito ao beneficio é necessário apresentar receitas emitidas por médicos credenciados na rede pública de saúde do município.


 


“O controle dos pacientes atendidos será totalmente informatizado”, frisou. O Ministério da Saúde investiu R$ 1 milhão na instalação dos empreendimentos, enquanto a Prefeitura de Recife destinou R$ 2 milhões ao projeto. A meta da administração municipal é inaugurar mais 45 Farmácias da Família na cidade, até o final de 2008.