Luciano Siqueira é Cidadão de Pernambuco
Um discurso emocionado do homenageado marcou a solenidade de outorga do título de Cidadão de Pernambuco ao vice-prefeito do Recife e dirigente do PCdoB, Luciano Siqueira, ontem (08) à noite no plenário da Assem
Publicado 09/11/2006 19:01 | Editado 04/03/2020 16:59
Em seu discurso para uma platéia que lotou o plenário da Assembléia, Siqueira, emocionado, relembrou várias fases da sua vida especialmente a cassação por três anos do direito de continuar os estudos de medicina na Universidade Federal de Pernambuco e a época em que foi obrigado a viver na clandestinidade, juntamente com sua mulher, Luci, com o nome falso de Roberto Luís Pereira.
Candidato ao Senado na coligação Melhor pra Pernambuco, nas eleições deste ano, Luciano comentou ainda uma declaração do ex-governador e senador eleito Jarbas Vasconcelos (PMDB), que durante a campanha afirmou que o comunista iria sair magoado da eleição, pois iria ser “trucidado nas urnas”. “Será que Jarbas se esqueceu quem eu sou? Já fomos aliados no passado. Mesmo que eu tivesse sido trucidado nas urnas, como ele dizia, não sairia magoado. Mas, sinceramente, 835.980 votos não deixam ninguém magoado”, desabafou.
Agradecido, Siqueira disse que o momento lhe permitiu fazer uma retrospectiva. “O que tenho dado a Pernambuco é pouco diante de tudo o que Estado tem me oferecido”, observou. O comunista também agradeceu a familiares, a vários amigos e aos deputados, que aprovaram por unanimidade a proposta do deputado estadual Betinho Gomes (PPS). “Quem conhece seu estilo de fazer política sabe da sua capacidade de buscar entendimentos em defesa das aspirações mais legítimas que envolvem nosso Estado e o Brasil”, disse o parlamentar.
Da solenidade participaram os prefeitos de Olinda e do Recife, Luciana Santos (PCdoB) e João Paulo (PT), respectivamente, o presidente do PCdoB de Pernambuco, Alanir Cardoso, além de vários parlamentares. Nascido em Natal, Rio Grande do Norte, Luciano veio morar no Recife aos 15 anos de idade.
Luciano Cidadão Pernambucano
(autor: Allan Sales)
Meu guerreiro, ouço ecos do passado
Tua luta pelo povo brasileiro
Foi na frente na vanguarda por inteiro
Combatendo terrorismo de estado
No presente eu o vejo meu prezado
Construindo inclusão qual grande obreiro
Lutador cujo gládio é verdadeiro
Ao futuro deixarás nobre legado
E assim teu valor reconhecido
Pernambuco teu valor assim ungido
Nesta casa de Nabuco soberano
A tornar-se cidadão da brava terra
Construção da igualdade não se encerra
Luciano Cidadão Pernambucano.
Recife, 08 de novembro de 2006
Do Recife
Audicéa Rodrigues
Com informações dos jornais locais