Condenado a 29 anos no Pará o assassino de líder camponês

Foi condenado a 29 anos de prisão Wellington de Jesus Silva, o acusado de assassinar o sindicalista José Dutra da Costa, o Dezinho, no dia 21 de novembro de 2000, na cidade de Rondon do Pará. O julgamento do assassino ocorreu nesta segunda-feira (13), em

Trabalhadores rurais do Pará acompanharam o julgamento, em Belém. Caravanas vindas de várias regiões do Pará viajaram para Belém e a sala do Tribunal do Júri ficou lotada. Costa era presidente do Sindicato de trabalhadores Rurais de Rondon do Pará.



O crime foi denunciado à Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo o Ministério Público, Silva foi contratado por um fazendeiro para executar Dezinho, que era presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais do Município de Rondon. A vítima foi abatida a tiros na porta de sua residência, segundo o depoimento da viúva, que estava dentro de casa na hora do crime.



Durante o julgamento, Silva negou ter cometido o crime. O julgamento do mandante e dos intermediários ainda não foi marcado pela Justiça do Pará. Dos intermediários, Domício Sousa Neto, dono da arma, está preso, depois de ser encontrado em Sergipe, no começo deste ano. Ygoismar Mariano e Rogério Dias estão foragidos. Ainda não há identificação do mandante.