Itamaraty refuta “intervenção” de Lula na eleição venezuelana

Um alto funcionário do Ministério das Relações Exteriores, citado pela Agência Estado, refutou as críticas do juiz eleitoral venezuelano Vicente Díaz ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante visita oficial à Venezuela, segundo Díaz, ele teria feit

Durante a visita realizada na última segunda-feira, Lula deu como garantida a vitória de Chávez nas eleições de 3 de dezembro. Lula, recebido pelo presidente bolivariano como um aliado político pela causa da integração latino-americana,  advertiu-o de que nos segundos mandatos a população costuma ser mais exigente na hora de cobrar resultados.



Pesquisa indica 59% a 39%



A reeleição de Chávez é um segredo de polichinelo. Ele se mantém na dianteira, com folga, em todas as pesquisas pré-eleitorais divulgadas até agora. Na última delas, encomendada pela Fundação Ceps, ele aparece com 59% das intenções de voto, contra 39% de seu concorrente mais próximo, Manuel Rosales. A margem de erro da sondagem é de 2,4%.



Mesmo assim Vicente Díaz viu uma ingerência no discurso de Lula. “O presidente do Brasil não tem que opinar sobre as eleições da Venezuela, isso é uma intervenção grosseira em nossos assuntos internos”, disse o juiz, que é um dos cinco integrantes do Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE), o equivalente ao Tribunal Superior Eleitoral no Brasil.



O funcionário do Itamaraty, conforme a versão editada pela Agência Estado, comentou que “o fato de Lula ter pedido votos para Chávez não configura interferência indevida porque ele não estava lá em campanha política, mas participando de uma inauguração”.