Sem categoria

Flávio Dino (PCdoB/MA) se  reúne com professores de universidade

As conversas entre o deputado federal recém-eleito pelo PCdoB e os professores tiveram como foco recursos, projetos e a interiorização da Universidade Federal do Maranhão, além da reforma universitária.

O deputado federal eleito Flávio Dino (PCdoB/MA) reuniu-se, no dia 13, com 43 professores e funcionários da Universidade Federal do Maranhão seu mandato parlamentar às demandas ligadas à UFMA. A principal questão da reunião foi o debate sobre os recursos e projetos, a interiorização da UFMA e a reforma universitária. Além disso, discutiu-se o modelo de desenvolvimento do Maranhão, principalmente com a participação da universidade na geração de riquezas e na forma de distribuí-las adequadamente a fim de superar o quadro de exclusão social que marca o estado. Dentre os projetos destacados por Flávio Dino como estratégicos estão a produção de biocombustíveis, matrizes energéticas ecologicamente positivas e capazes de incluir pequenos agricultores no processo produtivo.




O professor Roberto Mauro Gurgel ressaltou a necessidade de participação do parlamentar nas questões da educação no campo. Já a necessidade da autonomia da universidade foi levantada pelo reitor Fernando Ramos. A contratação de professores e atualização tecnológica também foram questões lembradas durante encontro. “A universidade carece de vagas para professores, de mais capacitação e inclusão de novas tecnologias de ensino” destacou o professor Othon Bastos, ex-reitor da UFMA e secretário de Ciência e Tecnologia do estado. “Precisamos hoje tornar a universidade mais próxima da sociedade, fortalecer e criar novos vínculos entre as diferentes universidades”, acrescentou o professor Allan Kardec.




A diretora da Associação dos Professores da Universidade Federal do Maranhão (Apruma), professora Silvana Araújo, entregou a Flávio Dino o modelo de reforma universitária apresentado pela Andes.




Já o professor do Curso de Comunicação Social, Francisco Gonçalves, sublinhou que Flávio Dino deve ter como um dos eixos de sua atuação parlamentar “a democratização do conhecimento, da cultura e da tecnologia”.




De São Luis,
Ribamar Prazeres