Uruguai: Ex-ditador Bordaberry tem prisão decretada

O ex-ditador uruguaio Juan Bordaberry e seu ex-chanceler Juan Carlos Blanco serão presos por quatro homicídios ocorridos em Buenos Aires em 1976, informaram fontes judiciais do país. A ordem de prisão foi emitida pelo juiz Roberto Timbal, que tem em suas

“O juiz Timbal ditou uma ordem de prisão no caso de co-autoria de homicídio pelos assassinatos de Michelini e Gutiérrez Ruiz”, disse a fonte consultada.



A promotora Mirtha Guianze acusa Bordaberry e Blanco pelos assassinatos em maio de 1976, em Buenos Aires, dos ex-legisladores uruguaios Zelmar Michelini e Héctor Gutiérrez Ruiz, junto com os militantes tupamaros Rosario Barredo e William Whitelaw.



Blanco já está detido, enquanto que a operação para prender Bordaberry se encontra em marcha, já que, ao que parece, o ex-ditador está em sua fazenda em Durazno, 250 km ao norte de Montevidéu, informou o Canal 10.



Juan María Bordaberry, de 77 anos, ganhou as eleições de 1971, assumiu em março de 1972 e, em junho de 1973, recorreu às Forças Armadas para dissolver o Parlamento e instaurar uma ditadura.



Os militares o destituíram em 1976 e continuaram no poder até 1985, quando o Uruguai voltou à democracia.



Além da acusação penal pelos assassinatos, o ex-ditador tem outra causa aberta contra ele pelos crimes de atentado à Constituição, co-autoria de privação de liberdade, homicídio e desaparecimentos forçados.



Fonte: AFP