Colorados mantém hegemonia de 60 anos no Paraguai

O Partido Colorado mantém e reforça seu domínio no Paraguai, conforme os resultados parciais da apuração das eleições municipais deste domingo (19). A sigla no poder a seis décadas deve eleger três quartos dos prefeitos, inclusive a primeira mulher a prim

Com mais de 80% dos votos apurados, segundo os dados oficiais, os colorados, Evanhy, ex-ministra de Turismo, obteve 45,65% dos votos, contra 34,95% do senador Miguel Carrizosa, do Partido Pátria Querida (PPQ). A terceira posição ficou com o empresário Jorge Leoz, do tradicional Partido Liberal Radical Autêntico (PRLA), com 16% dos votos.



O Partido Colorado venceu também em Encarnación, Villa Hayes e Caazapá, capitais dos departamentos de Itapúa, na fronteira com a Argentina, Presidente Hayes (Chaco) e Caazapá (centro).  O presidente do país, Nicanor Duarte, também um colorado, afirmou em entrevista coletiva que seu partido poderá vencer em 75% dos 227 municípios que renovaram hoje suas autoridades locais — o que representa um avanço de mais 5% sobre as eleições anteriores.



Caso único na América Latina



No entanto, o nível de abstenção girou em torno da metade dos eleitores, e Chegou a 65% no caso da capital.



O predomínio do Partido Colorado é hoje um caso único na América Latina: faz 60 anos que a legenda se mantém no governo, apesar de todas as reviravoltas políticas que o país viveu.



O partido ascendeu ao bloco de poder em 1946, em aliança com os febreristas, hegemônicos, durante a “Primavera Democrática”, que durou apenas seis meses. Venceu a seguir a guerra civil de 1947. Foi mantido pelo general Alfredo Stroessner quando este deu o golpe de 1954. Continuou a ser a máquina política dominante durante a longa ditadura Stroessner (1954-1989). E permaneceu no poder na fase pós-ditatorial.



Com agências