Com apoio de Ringo e Paul, novo disco dos Beatles surpreende

Um “novo” álbum dos Beatles chegou às lojas britânicas nesta segunda-feira (20/11). É o disco Love, lançado 35 anos após o fim do grupo, com 26 sucessos da banda em versões ousadas. No Brasil, o lançamento deve ocorrer no início do mês de dezembr

As faixas são sobrepostas umas sobre as outras e incorporam sons ou pequenos trechos de outras canções. Algumas são “misturadas” com outras músicas do grupo para ressaltar similaridades de estilo. O álbum foi criado para ser usado como trilha sonora para um espetáculo da companhia Cirque du Soleil em Las Vegas, nos Estados Unidos.


 


O show é inteiramente baseado em músicas dos Beatles. A concepção musical ficou a cargo do produtor do grupo, George Martin, e de seu filho Giles. Mas o que teriam John Lennon e George Harrison achado do disco? “Acho que eles teriam gostado. Para ser honesto, acho que eles estavam conosco enquanto trabalhávamos no álbum”, disse George Martin durante o evento de lançamento do disco nos estúdios Abbey Road, em Londres, onde a banda gravou grande parte dos seus álbuns.


 


Quando o Cirque du Soleil pediu ao lendário produtor que fizesse a trilha para um espetáculo baseado em músicas dos Beatles, Martin, hoje com 80 anos, decidiu pedir a ajuda do filho Giles, de 37 anos. “Podíamos usar qualquer som que quiséssemos desde que tivesse sido gravado pelos Beatles”, disse George Martin. “Isso nos deu uma ampla gama de opções e ao mesmo tempo impôs uma disciplina, impedindo que fizéssemos algo que não fosse apropriado com as preciosas canções”.


 


Detalhes
O projeto teve o apoio dos dois Beatles sobreviventes – Paul McCartney e Ringo Starr -, além das viúvas Olivia Harrison e Yoko Ono. “Eles nos encorajaram a ir mais longe, a tentar algo novo”, afirmou Giles. “E como disse Yoko, se fizéssemos algo de que eles não gostassem, ninguém ia ouvir”.


 


O resultado é uma paisagem sonora que entrelaça canções conhecidas dos Beatles. Algumas, como Help!, aparecem quase no formato original. Outras receberam remixagens ambiciosas. Os teclados de Being for the Benefit of Mr Kite desaparecem sob a guitarra de I Want You (She's So Heavy).


 


Strawberry Fields Forever cresce em intensidade, partindo da versão acústica rústica de Lennon para se transformar em um caleidoscópio psicodélico de sons. A mixagem incorpora trechos de Hello Goodbye, Baby You're a Rich Man, Penny Lane e Piggies.


 


Essência
Somente uma faixa rompeu a regra que proibia o uso de material novo. Uma das primeiras gravações de While My Guitar Gently Weeps foi incluída no disco, mas Olivia Harrison achou que a versão estava muito “crua”. Para sair do impasse, George Martin fez um novo arranjo orquestral. “Foi estranho, compor para um velho amigo que não está mais conosco”, disse o produtor.


 


Ele admite que alguns fãs podem ficar alarmados com a idéia de “brincar com a perfeição”. “Mas se você for se preocupar com o que pode incomodar os fãs, você nunca vai fazer nada. Fizemos simplesmente o que achamos certo”, disse o veterano produtor.


 


“Eu nunca achei que fosse me envolver dessa maneira profunda com os Beatles de novo. Foi uma verdadeira jornada, mas estávamos fazendo algo valoroso”, garantiu. Segundo ele, no novo álbum se tenta “dar uma idéia do que eram os Beatles na essência – e essa essência era o amor”.