Bolívia: Oposição se retira do Senado e defende latifúndios

Os partidos de oposição ao governo do presidente Evo Morales, na Bolívia, se retiraram nesta quarta-feira do Senado, onde aconteceria o início das discussões sobre a nova lei da reforma agrária para o país.

Os senadores do Poder Democrático Social (Podemos) e da Unidade Nacional (UN) orientaram seus senadores a abandonar as sessões que debateriam o tema. A nova lei já foi aprovada pelo Câmara dos Deputados na semana passada e necessita do aval do Senado para ser promulgada.



Vários dos senadores que se negaram a permanecer no plenário são comprovadamente donos de grandes extensões de terras no interior da Bolívia. Em entrevista à emissora de TV CNN, Evo afirmou que esse tipo de atitude do Podemos e da UN atentam contra a democracia.



“O povo da Bolívia e o mundo julgarão quem está boicotando as necessárias mudanças para diminuir a injustiça social em nosso país”, afirmou o presidente.



Evo fez questão de lembrar que a nova lei de reforma agrária não atingirá nenhuma terra que realmente seja produtiva no país. “É o tipo de mudança que garantirá milhares de novos empregos. Precisamos manter o diálogo com todos os setores envolvidos nesse processo”, disse.



Leia também:
Oposição a Evo se articula contra reforma agrária na Bolívia
Bolívia: 97% das terras cultiváveis são de grandes empresários
Evo conta com apoio popular para promover reforma agrária
Bolívia vê semana de protestos pró e contra reforma agrária