UJS entra em nova fase em SC
A União da Juventude Socialista (UJS) de Santa Catarina realizou no dia 19/11 sua plenária estadual e entrou em nova fase de sua organização. Com a participação de jovens socialistas de várias regiões do estado a plenária da UJS deliberou sobre um plano d
Publicado 23/11/2006 17:09 | Editado 04/03/2020 17:14
O acadêmico de economia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e diretor da União Catarinense dos Estudantes (UCE) João de Deus Soares Braga assumiu a presidência da UJS no estado de Santa Catarina.
Após o afastamento, por motivo de saúde, de Diego Selau da presidência da entidade e da curta presença em exercício na presidência do vice-presidente da entidade, Tiago Andrino, a plenária da UJS considerou que o lider estudantil João Braga deveria ocupar a presidência devido a dificuldade de Tiago Andrino em conciliar os trabalhos a frente do movimento estudantil, pois Tiago é o presidente da UCE.
A direção estadual executiva da UJS em Santa Catarina ficou composta da seguinte forma: João Braga na presidência; Tiago Andrino na vice; Ticiana Alvares (Titi) que é diretora da UNE, acumula as funções na organização e as tarefas na frente estudantil universitária, integrada ainda pelo acadêmico Felipe Schimidt; Vanderson Rodermel na comunicação; Gustavo Chraim (Buda) na formação; André Costa na tesouraria e o estudante de itajaí, Felipinho (Pirulito) acompanha o movimento estudantil secundarista.
Segundo João Braga, a plenária estadual da UJS debateu com enfase a organização da entidade no estado. Foi traçado um plano de metas para a construção da entidade em onze cidades catarinenses, com destaque para a reorganização das direções municipais.
Na frente estudantil, onde a UJS intensifica seu trabalho político, está colocado o desafio de deslocar mais de 300 estudantes à Bienal de Cultura e Arte da UNE, que ocorre no Rio de Janeiro no final do mês de Janeiro de 2007. Após o evento da UNE a UJS realiza a tradicional Plenária Nacional Universitária que prepara a entidade para os congressos estudantis.
“Nosso objetivo sem dúvidas e assegurar a presença a frente da UCE e da UNE”, destaca João Braga. Também há um empenho no sentido de trazer à Santa Catarina a próxima Bienal de Arte e Cultura da UNE. João Braga assume a presidência da UJS num momento decisivo para a entidade. É um jovem experiente e compõe o Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB).
Em breve a direção do PCdoB espera reunir-se com a direção da UJS para avaliar a atuação da entidade. O dirigente Volnei Rosalen é o Secretário de Juventude do Partido e acompanha a atuação dos jovens comunistas à frente da UJS em Santa Catarina.
De Florianópolis
Vinícius Puhl