Ana Júlia diz que não abre mão do PCdoB no governo do Pará

Moisés Alves, de Belém


Na última segunda-feira, dia 20, a senadora Ana Júlia Carepa, eleita governadora do Pará, ofereceu, em sua casa, um café da manhã para receber a direção estadual do PCdoB. Na ocasião, foi reafirmado o apoio do partido par

Leila Márcia Santos, presidente estadual e membro do Comitê Central do PCdoB, apontou como um dos aspectos abordados no encontro a construção de um projeto de desenvolvimento que consiga reverter a lógica histórica de que o Pará é um mero exportador de matéria-prima, além de quebrar a idéia de estado extrativista. Para Leila Márcia, novas formas podem assegurar, dentro das potencialidades do Pará, um desenvolvimento sustentável. “Entre elas estão o projeto do biodiesel e de agricultura familiar, do governo federal, além da verticalização mineral e o aproveitamento dos nossos recursos florestais. Essa discussão não deve ser apenas com os partidos, mas deve envolver toda a sociedade, além de universidades, a Agência de Desenvolvimento da Amazônia (ADA) e governo federal”, afirmou Leila.




Outra pauta discutida foi a base política que garantirá a democracia do novo governo estadual. De acordo com Leila Márcia, é necessário assegurar a aliança entre PT e o centro (PMDB), além de ampliar com outras alianças, buscando o máximo de forças políticas, inclusive apoio dos movimentos sociais, como CUT, UNE, MST entre outros.




Além disso, o PCdoB pediu o apoio de Ana Júlia para enfrentar a cláusula de barreira. “A exemplo do presidente Lula, precisamos que ela se comprometa com a reforma política, que possa fortalecer partidos pequenos. Somos um governo, participamos dele, independente de cargos”, esclareceu a presidente do PCdoB.




Ana Júlia agradeceu o apoio do PCdoB durante a campanha e disse que não abre mão da participação dos comunistas na composição do governo do Pará, haja vista que o Partido Comunista do Brasil é um aliado de primeira hora e muito pode contribuir na construção de políticas publicas que inclua os trabalhadores e o povo, quadros como a deputada federal Socorro Gomes, entre outros, já com experiência administrativa no Executivo, podem jogar um grande papel na construção do governo estadual.




Também participaram da reunião a deputada federal Socorro Gomes (PCdoB/PA), a deputada estadual Sandra Batista, José Marcos vice-presidente da CUT/PA, Leandro Schilipake, presidente do comitê municipal de Belém, além de outros dirigentes do partido.