“Camarões” vencem eleição e tiram PSOL do DCE-USP

A chapa Camarão que Dorme a Onda Leva – composta por estudantes de UJS, PT, MR8, Adeus, Lênin! e independentes – venceu as eleições do Diretório Central dos Estudantes da Universidade de São Paulo (DCE-USP). Os “camarões” receberam 3.099 votos (36,1%), su

A principal derrotada é a Carandá, formada da Ação Popular Socialista (APS – corrente do PSOL). A chapa teve 2.657 votos (31%) e ficou em segundo lugar. Desde 2002, a APS não perdia uma eleição para o DCE-USP.


 


A eleição ocorreu nos dias 22, 23 e 24 de novembro, contando com 8.568 votantes. Foi apurada de forma tranqüila, em 17 horas, no Grêmio da Poli (central eleitoral localizada na Cidade Universitária). O Conselho de Centros Acadêmicos – que dará posse à próxima gestão – deve acontecer no próximo final de semana.


 


Outras candidaturas
A chapa De que Lado Você Samba – Lado B acabou a disputa em terceiro lugar. Liderada por estudantes do PSTU, conquistou 1.095 votos (12,8%) e deixou para trás a candidatura liderada pelo Poder Popular – De Malungo pra Malungo -, que teve o voto de 984 estudantes (11,5%). Um desses dois grupos deve liderar o novo bloco de oposição ao DCE.


 


A chapa Território Livre teve 328 votos (3,8%), contra 154 (1,8%) da AJR – que amargou a última colocação. Em campanha, as duas candidaturas se posicionam contra a chapa Camarão que Dorme a Onda Leva. Enquanto a Território Livre era liderada pelo Movimento Negação da Negação (MNN, um coletivo de independentes), a AJR foi encabeçada por estudantes da Aliança da Juventude Revolucionária.


 


As razões da vitória
Uma das razões para o resultado do DCE foi a maior participação dos uspianos. O quorum, neste ano, cresceu 42% em relação à eleição passada – na qual votaram apenas 6 mil estudantes. “O aumento do quorum foi um fator muito importante para a nossa vitória”, afirmou o “camarão” João Alex Carneiro, estudante da Filosofia e filiado à UJS.


 


Segundo João Alex, a apuração revelou que a chapa Camarão que Dorme a Onda Leva recebeu uma votação mais distribuída. “Diferentemente da Carandá – que obteve muitos votos em poucos lugares -, nós tivemos maioria de votos em inúmeras urnas e em outras poucas de maneira mais concentrada.” Somada ao aumento do quorum, a diferença de 442 votos entre a primeira e segunda chapa dá condições para uma ampla representatividade dos camarões.


 


A UJS de volta
Motivos não faltam para que a UJS de São Paulo comemore. Após dez anos sem participar da diretoria do DCE da USP, a juventude socialista retorna ao movimento estudantil da maior universidade pública do país.


 


Veja o resultado final da eleição para o DCE-USP


 


1) Camarão que Dorme a Onda Leva – 3.099 votos (36,1%)
2) Carandá – 2.657 votos (31%)
3) Lado B – 1.095 votos (12,8%)
4) De Malungo para Malungo – 984 votos (11,5%)
5) Território Livre – 328 votos (3,8%)
6) AJR – 154 votos (1,8%)


 


Votos nulos: 188
Votos em branco: 63
Quorum: 8.568 eleitores


 


Da Redação, com Carla Santos