“Levante do Busão”: UNE e Ubes marcam passeata para 3ª feira

Uma plenária realizada pelas entidades estudantis neste sábado (25/11) decidiu marcar novos protestos contra os reajustes das passagens em São Paulo. Uma passeata acontece na próxima terça-feira, dia 28 de novembro.

O “Levante do Busão” – como foi batizado o evento – vai se concentrar às 9 horas, no vão livre do Masp. De lá, os estudantes vão marchar até a Prefeitura paulistana, onde pretendem fazer um grande “apitaço” contra a política de transporte público do prefeito Gilberto Kassab (PFL).


 


A UNE (União Nacional dos Estudantes), a Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), a Upes (União Paulista dos Estudantes Secundaristas) e a UEE-SP (União Estadual dos Estudantes de São Paulo) esperam reunir mais de 2 mil estudantes nas ruas da capital.


 


Além da pressão para barrar o aumento de 15%, as entidades vão protocolar na terça-feira uma ação civil pública contra o reajuste. “Não vamos parar até conseguirmos barrar o reajuste. A partir de agora, vamos fazer atos todos os dias”, avisa o presidente das Ubes, Thiago Franco. “Se preciso for, vamos acampar em frente à Prefeitura, ou até mesmo em frente à casa do Kassab. E também tentaremos barrar esse abuso por meio da via judicial, entrando com uma ação contra o reajuste.”


 


Repressão
Na última quinta-feira (23), as entidades estudantis deram início a uma série de protestos contra o aumento das passagens de ônibus e metrô anunciadas pela Prefeitura e governo do estado. Com o lema, “R$ 2,30 não dá. Se a passagem aumentar a cidade vai parar!”,  a manifestação reuniu cerca de mil pessoas e caminhou da Praça da Sé até a prefeitura.


 


Kassab não quis receber uma comissão dos estudantes, que ainda foram agredidos por policias com spray de gás de pimenta. Os estudantes voltaram a se mobilizar na sexta-feira, com protestos na Rua da Consolação, em frente ao Colégio Caetano de Campos. Novamente, a polícia usou de truculência e gás de pimenta para reprimir os protestos.