Partidos promovem ato político por “mais democracia”
O ato político “Por uma reforma política, democrática e pluripartidária”, na manhã desta quarta-feira (29), no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, vai reunir os partidos políticos PCdoB, PRB, PSB, PSol e PV numa manifestação em favor da ref
Publicado 27/11/2006 18:52
O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) destaca como objetivo maior do evento “começar a plantar na sociedade a idéia da reforma política – sua importância para a vida do nosso povo -, para que não a discussão não fique prisioneira dos partidos políticos”.
O evento vai servir ainda, segundo Chico Alencar, “para denunciar que a cláusula de barreira é um atentado ao pluripartidarismo, uma forma de eliminar partidos como o PSOL e o PCdoB da vida partidária do pais”, destacando que “os partidos que promovem o ato são representativos iguais aos demais”.
Renildo Calheiros também destaca a importância do evento “para levantar debate na sociedade e no Congresso Nacional sobre o tema da reforma política”. Segundo ele, “os problemas (políticos) decorrem do processo eleitoral, por isso é preciso introduzir alterações que melhorem o sistema, com mais transparência e o fortalecimentos dos partidos”.
Calheiros faz crítica à cláusula de barreira, destacando que “não queremos que os grandes partidos aprovem uma reserva de mercado para eles, quem deve escolher a permanência dos partidos é o eleitor”.
Para o deputado comunista, que acompanha as negociações nas diversas esferas de poder contra a cláusula de barreira, “(a lei) é uma cópia mal feita da legislação alemã”, explicando que “lá (na Alemanha) quando o partido não atinge a cláusula de barreira, ele não elege nenhum parlamentar, funciona com o nosso coeficiente eleitoral, mas se se elege o deputado, ele tem que ter prerrogativas plenas, porque senão se cria duas categorias – o sub-deputado e o sub-eleitor”.
Convidados
O evento pretende reunir além dos parlamentares e lideranças dos partidos políticos, ministros de Estado, intelectuais, esportistas e representantes das entidades dos movimentos sociais, como a Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), Central Única dos Trabalhadores (CUT), União Nacional do Estudantes (Une), União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes), União da Juventude Socialista (UJS), entre outros.
Foram convidados para o ato juristas importantes como Paulo Brossard e Paulo Bonavides; os ministros da Cultura, Gilberto Gil, do PV; Orlando Júnior, do PCdoB; e Sérgio Rezende, do PSB, entre outras autoridades ligadas ao tema.
De Brasília
Márcia Xavier