Presidente em exercício atrai público e mídia para ato político
A presença do vice-presidente José de Alencar movimentou ainda mais o ato política “Por uma Reforma Política, Democrática e Pluripartidária”, que ocorreu nesta quarta-feira (29), na Câmara dos Deputados, em Brasília. Na condição de Presidente da Repúbl
Publicado 29/11/2006 18:09
Ele foi saudado por todos os demais integrantes de mesa – representantes do PCdoB, PSOL, PV e PRB, o partido de Alencar – com votos de boas-vindas pela recuperação de cirurgia realizada recentemente nos Estados Unidos.
José de Alencar disse que “independente da minha condição de vice-presidente, como membro de um dos partidos que lutam pela sobrevivência, podem contar comigo”. A declaração mereceu aplausos do público.
Ele falou sentado, ao contrário dos demais que usaram a tribuna, e foi o último a discursar, como exige o protocolo oficial. Iniciou o seu discurso dizendo que “o primeiro compromisso de Minas é com a liberdade”, aproveitando o mote do discurso do Presidente da Câmara, Aldo Rebelo, que recebeu elogios de José de Alencar.
Além de apresentar solidariedade à causa (fim da cláusula de barreira), “porque também pertencemos a um partido pequeno, mas que se orgulha dos seus propósitos”, José Alencar manifestou esperança de que “essa tese vai sair vitoriosa, porque é natural para um país como Brasil, até pela própria raça miscigenada, não abrir mão dessa liberdade de instituições partidárias”.
José de Alencar disse ainda se sentia privilegiado por participar da reunião na condição de Presidente interino. E, destacando as palavras do presidente do PCdoB, Renato Rabelo, reafirmou que “os partidos conscientes da sua importância e da liberdade, reafirmaram a mesma vontade, ainda que pequenos, de continuar representando aquilo que pretendem levar ao país como contribuição”.
De Brasília
Márcia Xavier