A Muralha da China? “Apenas um monte de terra”

Três pessoas foram detidas na Regiâo Autônoma da Mongólia Interior, por arrancarem um pedaço da Muralha da China. “Era apenas um monte de terra”, justificou Hao Zengjun, chefe da aldeira de Erhaihao, quando interpelado pelos funcionários do Birô Municipal

O episódio aconteceu dias antes de entrarem em vigor novas penalidades, mais rigorosas, para proteger um dos monumentos históricos e dos pontos turísticos mais célebres da China. A Grande Muralha, que serpenteia por mais de 6.400 quilômetros, recebe cerca de 10 milhões de visitantes por ano, em geral no trecho de apenas 10 quilômetros aberto ao turismo, em Badaling, a parte mais perto de Pequim.



Listada como Patrimônio da Humanidade pela ONU desde 1987, a Muralha levou séculos para ser construída. Muitos trechos, porém, estão bastante danificados pela ação do tempo e humana. Às vezes visitantes sobem em trechos mais selvagens que não estão oficialmente abertos ao público. Outros se tornaram populares como pontos para excursões de veraneio.



A lei vigente na China prevê penas de até 10 anos de prisão para quem danifique deliberadamente as principais relíquias culturais do país. Mas a mudança estabelece também pesadas multas: quem tirar terra ou tijolos da Grande Muralha será condenado a pagar até 500 mil yuans (R$ 140 mil).



Com informações do Diário do Povo Online: http://french.peopledaily.com.cn