Dirigente do PCdoB no Maranhão recebe homenagem de vereadores  

O professor de História da rede pública Júlio César Rego Guterres recebe hoje (dia 6) às 10h30, na Câmara de Vereadores, o título de Cidadão Ludovicense. A honraria foi proposta pelo vere

O professor de História da rede pública Júlio César Rego Guterres recebe hoje (dia 6) às 10h30, na Câmara de Vereadores, o título de Cidadão Ludovicense. A honraria foi proposta pelo vereador Joberval Bertoldo (PCB). Ele justificou o pedido descrevendo a trajetória do professor que nasceu em Caxias em 1956, mas que mora em São Luís desde 1964, desenvolvendo atividades sindicais, comunitárias e políticas.


Atualmente, Júlio Guterres é diretor financeiro do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma). Começou suas atividades políticas ainda na década de 70, quando militou no grêmio estudantil da Escola Técnica Federal do Maranhão e no Clube de Jovens da igreja católica do Bairro de Fátima.


Coordenou o Movimento Contra a Carestia e ajudou a luta comunitária nas ocupações da Vila Padre Xavier, São Bernardo, João de Deus, Vila Bacanga, Vera Cruz e Coroadinho. Participou ativamente do movimento pela meia passagem e pelas Eleições Diretas para presidente.


Trabalhador da Alumar, Júlio Guterres foi diretor e, por três vezes, presidiu do Sindicato dos Metalúrgicos (Sindmetal). Nesse período, ajudou a fundar a Central Geral dos Trabalhadores (CGT) e, posteriormente, a Corrente Sindical Classista da Central Única dos Trabalhadores (CUT).


Membro PCdoB, foi candidato a vereador de São Luís pelo PMDB em 1982, ocupando a 3ª suplência. Nas últimas eleições disputou uma vaga de deputado estadual ficando na 2ª suplência.


A própria vinda do professor Júlio Gueterres para São Luís está ligada à atividade política. Primeiro filho de Alquimar Ribeiro Guterres e Judith Moares Rego, Júlio Guterres mudou-se de Caxias quando seu pai foi preso e transferido para a capital maranhense por ser dirigente do PCdoB.