Fidel é condecorado “Herói do Trabalho” pela Coréia do Norte

A Coréia do Norte concedeu a Fidel Castro o título de “Herói do Trabalho” do país por ocasião do 80º aniversário do presidente cubano, festejado em 2006. O embaixador norte-coreano em Havana, Pak Tong Chun, entregou na segunda-feira (11/12) à noite a

No ato, estiveram presentes altos cargos do Partido Comunista de Cuba e das Forças Armadas Revolucionárias. Ao entregar as medalhas, o embaixador descreveu Fidel como um promotor da reunificação da península da Coréia e um construtor do socialismo. Segundo Pak Tong Chun, as honras foram concedidas pelo Presidium da Assembléia Popular Suprema coreana.


 


O vice-presidente cubano agradeceu em nome de Fidel Castro. “Lazo transmitiu o profundo espírito de agradecimento e humildade com que o companheiro Fidel aceita tão alta honraria”, disse o Granma, jornal do Partido Comunista cubano. Lazo acrescentou que o gesto é também “uma bela expressão dos sentimentos de solidariedade e amizade que o líder Kim Il Sung sempre teve por Cuba e pelo comandante-em-chefe”.


 


Além do título de Herói do Trabalho, Fidel recebeu homenagens em forma de uma Medalha de Ouro (com os símbolos do martelo e da foice) e da Ordem da Bandeira Nacional. O estadista cubano entregou em 31 de julho o poder de forma provisória a seu irmão Raúl e a seis homens de sua confiança, devido a uma doença mantida como “segredo de Estado”.