Exército chileno expulsa neto de Pinochet

O exército do Chile resolveu hoje dar baixa da instituição ao capitão Augusto Pinochet Molina por pronunciar sem autorização um discurso político durante o funeral do seu avô, o ditador chileno Augusto Pinochet, informaram fontes militares.

O chefe do Exército, general Oscar Izurieta, solicitou à presidente Michelle Bachellet a tramitação da baixa e esta aprovou-a de imediato, precisaram as fontes.


 


Este trâmite é necessário porque a qualidade de oficial é determinada por um decreto supremo e uma eventual baixa da instituição deve ser confirmada também por decreto.


 


A presidente e o chefe do Exército presenciarão nesta quinta-feira (14/12) a cerimônia de graduação de novos oficiais da instituição, que se realiza na Escola Militar.


 


Neste mesmo lugar o capitão Pinochet Molina teceu elogios ao golpe militar encabeçado pelo seu avô, em 11 de setembro de 1973, para derrubar o governo presidido por Salvador Allende, ao falar sem autorização dos seus superiores durante a missa fúnebre do ditador, que morreu domingo.


 


O oficial, de 33 anos e filho de Augusto Pinochet Hiriart, o filho mais velho de Pinochet, arengou durante a cerimônia que seu avô foi um “líder mundial” que “derrotou em plena Guerra Fria, pelas armas, o governo marxista, que pretendia impor o seu modelo totalitário”.


 


Também arremeteu contra os juízes que nos últimos anos julgaram o ditador, por crimes de violação dos direitos humanos e de corrupção, acusando-os de só “pretenderem aparecer na mídia”.


 


A decisão do exército de afastar das suas fileiras o oficial foi conhecida horas depois de a presidente Michelle ter qualificado a sua intervenção de “falta gravíssima” à disciplina, coincidindo nessa apreciação com o comunicado da organização militar.


 


“Na cerimónia institucional um oficial, passando por cima da cadeia de comando, sem autorização para falar, irrompeu expressando opiniões políticas contra um poder do Estado e de setores da sociedade chilena. Isto constitui uma falta gravíssima. Estamos seguros de que o Exército saberá fazer o que lhe corresponde”, disse Michelle numa coletiva de imprensa.


 


O advogado de direitos humanos Hugo Gutierrez apresentou hoje na procuradoria militar uma denúncia pelo delito de sedição contra o neto de Pinochet.