Chico Lopes promete continuar a luta na Câmara dos Deputados
Mesmo reconhecendo ser difícil ter amplo espaço na Câmara Federal, Chico Lopes promete continuar a luta.
Publicado 22/12/2006 12:02 | Editado 04/03/2020 16:37
No pronunciamento de despedida do deputado Chico Lopes, o aviso que, em Brasília, vai dar continuidade às bandeiras defendidas por ele no parlamento estadual. Lopes citou como prioridades do seu mandato a defesa do biodiesel; a transposição das águas do Rio São Francisco com as bacias do Nordeste setentrional e o desenvolvimento do Estado do Cerará. A luta pela garantia dos direitos do consumidor, uma das principais defesas do seu mandato, também estará presente na sua atuação na Câmara Federal.
Lopes também agradeceu ao presidente da Mesa Diretora, deputado Marcos Cals (PSDB), por ter declarado seu voto à sua candidatura à Câmara Federal e pela oportunidade que lhe foi dada para que participasse de várias comissões. O parlamentar externou ainda sua gratidão aos servidores da Assembléia e à sua assessoria, bem como aos colegas que presidiram as comissões técnicas. “Procurei honrar meu mandato com muita disciplina. Muito obrigado por tudo” afirmou.
Lopes fez uma breve retrospectiva da trajetória política dele, desde o ingresso no movimento estudantil e sindical à filiação ao PC do B, em 1968, até a chegada ao Legislativo Estadual. O parlamentar assumiu o primeiro mandato eletivo em 1982, como vereador de Fortaleza. Foi eleito para o segundo mandato em 1992 e reeleito em 1996. Em 1999 assumiu uma cadeira na Assembléia Legislativa, onde encerra o segundo mandato. Na eleição passada o comunista precisava de 150 mil votos para garantir uma cadeira na Câmara Federal. Foi esse o apelo dele na campanha política. O eleitorado deu mais do que ele pediu: Lopes obteve 162.282 votos.
Na despedida de ontem, o reconhecimento de parlamentares dos mais diferentes partidos. ´O deputado Chico Lopes tem a característica dos grandes líderes. Ele apresenta suas propostas, e as divide conosco, não as impõe´, elogiou o Francini Guedes (PSDB). Para Francini, o deputado comunista será insubstituível no Legislativo estadual por apresentar “características dos grandes líderes” e por isso, “pode sair com a cabeça erguida”. ´Todos nós temos uma grande admiração por Vossa Excelência. É uma pessoa leve, de coração bom, humilde, um homem sério e honesto´, disse o presidente Marcos Cals (PSDB). o deputado Artur Bruno (PT) destacou “a votação extraordinária” recebida por Lopes mostrando que “o povo apenas fez justiça à historia” disse o petista, lembrando a militância do orador, que inclui a presença marcante nos movimentos populares, como porta-voz dos professores, favelados e ” de todos aqueles que necessitam de voz”, citou.
O presidente da Assembléia, deputado Marcos Cals também deu seu testemunho sobre o parlamentar. Segundo ele, “todos nós temos uma grande admiração pela pessoa boa, humilde, séria e honesta que ele é”, ressaltou. Para Tânia Gurgel (PSDB), Lopes “sempre foi humilde e solícito com as mulheres.” João Jaime (PSDB) e Adahil Barreto (PSDB) reforçaram os elogios ao desempenho parlamentar de Chico Lopes. Por fim, o deputado José Maria Pimenta (PL) agradeceu o apoio do deputado comunista à luta em defesa do biodiesel.
Fontes: jornal Diário do Nordeste e Coordenação de Comunicação da Assembléia Legislativa