Liga Árabe debate conflito na Somália

A Liga Árabe realizou hoje uma reunião de urgência no Cairo, capital do Egito, para discutir os combates entre as guerrilheiros somalis dos Tribunais Islâmicos e o Exército da Etiópia.

Durante a reunião, o secretário-geral da Liga Árabe, Amre Moussa, divulgou um relatório com detalhes sobre a situação na Somália.


 


A Liga Árabe tenta mediar o conflito há vários meses, mantendo encontros apoiados por organizações pan-arabistas depois do cessar-fogo entre a guerrilha e o governo.


 


A Liga Árabe deve publicar  declaração pedindo aos dois grupos  que parem imediatamente com a conflito e retornem à mesa de negociações.


 


Foi divulgado também que alguns diplomatas da Liga Árabe mantiveram contatos com autoridades regionais e internacionais para debater a situação na Somália.


 


Moussa teria conversado, por telefone, com os secretários-gerais das Nações Unidas e da União Africana (UA), assim como com o comissário da União Européia (UE).


 


“Durante estes contatos, Moussa pediu que sejam coordenados os esforços para evitar que morram vítimas inocentes somalianas e para pôr fim a este conflito”, explicou um comunicado.


 


Enquanto isso, Ahmed bin Hilli, assessor do secretário-geral da Liga Árabe, viajou para Adis Abeba para dialogar com as autoridades etíopes sobre a situação somali.