Nigéria: Explosão em oleoduto matou mais de 270

A explosão de um gasoduto em Lagos, na Nigéria, na terça-feira (27/12), matou 269 pessoas e feriu mais de 60, segundo a Cruz Vermelha. Testemunhas afirmaram que o incidente ocorreu quando centenas de pessoas do distrito de Abule Egba, inclusive mulheres e

“Muitas pessoas estão carbonizadas. O chão está coberto de corpos”, disse Ige Oladimeji, voluntário da Cruz Vermelha no país. O número de mortos pode ainda aumentar, pois vários dos feridos encaminhados aos hospitais tinham queimaduras graves.


 


O roubo de combustível dos dutos por grupos “profissionais” de bandidos é comum na Nigéria, país membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e oitavo maior produtor do óleo do mundo.


 


Após o roubo, os bandidos deixam o local e os moradores das áreas mais próximas se aproximam, se expondo a explosões e incêndios.  Cerca de 60% da população nigeriana vive abaixo da linha da pobreza, apesar do país ser o oitavo maior produtor de petróleo do planeta. A expectativa de vida local é de 47 anos. Parte do combustível é vendido no mercado negro.


 


Mesmo após o grave acidente de ontem, muitas pessoas ainda eram vistas nas proximidades do oleoduto danificado. Em maio, mais de 150 pessoas morreram em uma explosão similar, também na cidade de Lagos. Nos últimos oito anos, mais de 2 mil pessoas morreram em acidentes deste tipo na Nigéria.