Zapatistas se reúnem com Povos do Mundo no México

Simpatizantes e milicianos do Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN) e membros de organizações sociais de diversos pontos do mundo iniciaram neste fim de semana, no estado mexicano de Chiapas, o Primeiro Encontro dos Povos Zapatistas com os Povo

A reunião marca o início dos atos de comemoração do 13º aniversário de criação do EZLN, nos quais não é segura a presença de seu líder, o subcomandante Marcos.


 


Milhares de indígenas se deslocaram de suas comunidades das Juntas de Buen Gobierno de los cinco Caracoles até o centro cerimonial de Oventic, no município de San Andrés Larraínzar, a mais de 160 quilômetros ao norte da capital de Chiapas, Tuxla Gutiérrez.



Los Caracoles são os centros políticos e culturais de contato entre a sociedade civil e os rebeldes, enquanto as Juntas de Buen Gobierno órgãos de administração dos quais dependem geograficamente. Ambas as fórmulas foram criadas pelo EZLN na década de 90 para administrar seu território.



Junto aos zapatistas, centenas de ativistas mexicanos e estrangeiros instalaram seus acampamentos nas imediações da aldeia para participar do encontro. Como é habitual, os rebeldes discursaram cobertos com capuzes e indumentárias características de suas etnias.



O encontro, inaugurado no sábado (30/12) à tarde, terminará na terça-feira e terá seu ponto culminante na segunda, quando serão lembrados a revolta dos guerrilheiros zapatistas e o 23º aniversário da criação da corrente combativa nas montanhas do sudeste mexicano.



Da redação, com agências