México: Governo paralelo de Obrador terá programa de TV

O ex-candidato presidencial mexicano Andrés Manuel López Obrador anunciou nesta sexta-feira (5/1), diante de centenas de apoiadores, que informará as atividades de sua autoproclamada “Presidência legítima” num programa semanal de televisão dirigido pelo c


López Obrador discursou hoje no estado de Yucatán, onde começará uma viagem pelos 2.500 municípios do país para organizar os representantes populares de seu “governo legítimo”. Seu programa de televisão, que terá uma duração de 30 minutos, estréia na terça-feira, dia 9 de janeiro. O programa será divulgado em todo o país, de madrugada, pelo “Canal 13”.



Obrador disse que a idéia do programa surgiu como uma resposta ao “cerco” informativo após as denúncias que apresentou sobre uma suposta fraude nas eleições presidenciais de 2 de julho.



O ex-candidato presidencial da esquerda mexicana afirmou que muitos adversários querem que ele fique quieto. Mas afirmou que “se predominar uma só força e se só houver uma voz no país, então o povo terminará sendo escravo em sua própria terra”.



Ele prometeu percorrer todos os municípios do país para impulsionar um movimento que transforme o país “de baixo para cima, com o povo”.



O tribunal eleitoral deu como vencedor das eleições presidenciais de julho o conservador Felipe Calderón, por 0,56% dos votos. López Obrador, desde então, afirma que o resultado foi fraudado, mas o processo eleitoral não foi alterado, apesar das inúmeras evidências de irregularidade apresentadas.



Da redação, com agências