BC argentino prevê crescimento forte para América Latina

A América Latina está caminhando para outro ano de forte crescimento e formadores de política deveriam aproveitar a oportunidade e se preparar para problemas potenciais, disse nesta segunda-feira (8/1) o presidente do banco central da Argentina.

“Nós temos a perspectiva de um ano muito forte para toda a América Latina”, disse Martin Redrado a jornalistas durante o intervalo da reunião entre bancos centrais na sede do Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês).



“As três grandes economias, Brasil, Argentina e México, devem continuar com forte crescimento, inflação contida, forte posição fiscal e também uma forte posição em relação às contas externas”, acrescentou.



O crescimento no Brasil tem sido mais moderado e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva espera anunciar o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) no fim deste mês. A Argentina, a terceira economia da América Latina, deve crescer com força pelo quarto ano, recuperando-se da grave crise entre os anos de 2001 e 2002. Nos primeiro dez meses de 2006, a economia do país expandiu 8,5%.



Redrado disse que as perspectivas também são boas para o Chile, Colômbia e Peru. Segundo ele, os países deveriam aproveitar o cenário positivo para garantir que eles estão prontos para resistir a quaisquer problemas no futuro.



Da redação, com agências