Sobe para 21 o número de vítimas da chuva

Sobe para 21 o número de mortes provocadas pelas chuvas em Minas. Sobe para 21 o número de mortes provocadas pelas chuvas em Minas. De acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), 62 municípios decretaram estado de emergência por causa das

Além dos 21 mortos e um desaparecido, as chuvas já deixaram o saldo de 4.347 desabrigados e 80 feridos. No rastro de destruição, que atingiu 197.139 pessoas, pelo menos 745 casas já foram destruídas. Em apenas oito dias, em Juiz de Fora, na Zona da Mata, as chuvas atingiram mais de 20 mil pessoas, deixando 561 desalojados, 12 desabrigados e seis feridos.


Mesmo com a estiagem do final de semana, as equipes da Defesa Civil registraram, de 0h de domingo ate as 15h de ontem, 78 ocorrências, aumentando para 800 o número de pedidos de vistoria e atendimento.. O lavrador Antônio Izidoro Sobrinho, 62 anos, morreu afogado na manhã de ontem no Rio Sapucaí, em São Sebastião de Bela Vista, na Região Sul de Minas, a mais atingida pelas chuvas. A casa do lavrador, no Bairro Cerâmica, estava inundada e ele usou uma canoa para fazer compras. O barco virou a pouco mais de dez metros de sua casa. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Pouso Alegre, o rio estava 1,8 metro acima do nível normal. O acidente aconteceu por volta das 10 horas, mas só por volta das 13 horas o corpo foi encontrado, preso a uma cerca.



Os bombeiros também tentam localizar o lavrador Antônio Camilo da Silva, 47 anos. Ele desapareceu quando tentava atravessar um córrego no Distrito dos Costas, na área rural de Paraisópolis. No último sábado, três pessoas morreram soterradas em Matias Barbosa, na Zona da Mata. As mortes estão sendo contabilizadas desde o dia 1º de outubro do ano passado.



As causas do deslizamento de terra que soterrou duas casas, matando três pessoas e ferindo uma, em Matias Barbosa, no último sábado, vão ser investigadas em quatro frentes: prefeitura, Defesa Civil de Juiz de Fora, Polícia Civil e a MRS, empresa que administra a ferrovia na região. Na manhã de ontem, o delegado de Matias Barbosa, Guttemberg Souza Filho, determinou que a área continuasse interditada para que peritos pudessem trabalhar no local.


Aécio pede ajuda ao Governo Federal.


Após ignorar durante semanas as conseqüências das chuvas em Minas, o Governador Aécio Neves,  sobrevoou hoje pela manhã a cidade de Santa Rita do Sapucaí, uma das cidades mais atingidas, segundo o Governador será enviado ao Presidente um relatório detalhado do que será feito em Minas.


Em nota o Governador, que viaja amanhã para os Estados Unidos em férias com a  família, apresentará uma solicitação de recursos quer determinar em que o dinheiro será aplicado.


De Belo Horizonte


Wellington Santos