Profetas da Chuvas realizam XI Encontro em Quixadá

''Cientistas populares'' apontarão perspectivas para a quadra invernosa no 11º Encontro dos Profetas das Chuvas.

Quixadá,  Terra dos Monólitos, a 157km de Fortaleza, será palco, neste sábado, ,dia 13, de um dos maiores eventos científico-populares do mundo. Trata-se do XI Encontro dos Profetas das Chuvas, que acontecerá no antigo Clube dos Agrônomos, no entorno do Açude do Cedro.


 


De acordo com o comerciante João Soares, um dos idealizadores do evento, os profetas populares, ao longo dos anos, vem conquistando evidente respeitabilidade perante cientistas e pesquisadores. Não é à toa o grande interesse da mídia para a cobertura do encontro — estão sendo aguardados cerca de 50 veículos de comunicação de diferentes Estados brasileiros e até do exterior.


 


Nos últimos anos, os processos místicos observatórios têm sido alvo de estudos científicos e antropológicos. Como resultado, estudos acadêmicos e obras cinematográficas. Soares destaca as pesquisas da canadense Karen Penesi e o documentário “Profetas das Chuvas”, dos cineastas Marcos Moura e Honorato Feitosa.


 


O chamado conhecimento empírico, baseado em observações, fundamenta a sabedoria dos profetas populares. Eles consideram diferentes manifestações da natureza para formularem suas previsões.


 


O agradável ambiente do antigo Clube dos Agrônomos, na montante do Açude do Cedro, tendo com painel de fundo o arco petrificado do reservatório secular, acolhe pela segunda vez consecutiva a tradicional cerimônia, promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas, Cagece e Prefeitura de Quixadá. Debaixo de frondosas mangueiras, 40 profetas inscritos anunciarão suas previsões para o período invernoso.


 


O início das apresentações dos prognósticos está previsto para as 8 horas. Os promotores acreditam que o aumento no número de inscritos tornará o encontro mais interessante. Vale destacar a presença da primeira profetisa das chuvas, a professora Lurdinha Leite.


 


A professora aposentada Maria de Lurdes Leite Lemos, 69 anos, será a primeira mulher de Quixadá a integrar o grupo dos profetas das chuvas. Ela confirmou sua participação na manhã de ontem, com exclusividade ao Diário do Nordeste. Disse que foi convencida pelo amigo Francisco Alves Leite, conhecido por “Chico Javali”, a apresentar suas previsões. Também foi incentivada por um dos profetas mais renomados, Chico Leiteiro.


 


Na programação cada um dos inscritos vai expor a sua análise para o período invernoso no Ceará, detalhando a metodologia adotada para a previsão. Que sinais da natureza consideram para fazer seus prognósticos — informação que serve de base para os agricultores no campo.


 


Mais informações:


 


XI Encontro dos Profetas das Chuvas


 


Local: Açude do Cedro, no antigo Clube dos Agrônomos, em Quixadá


A partir das 8 horas


Contatos (88) 3414 3009 / 3414 3030


 


 


Fonte: DN