Coréia do Norte anuncia “certo acordo” com os EUA

O Ministério de Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coréia (RPDC, ou Coréia do Norte) disse nesta sexta-feira (19) que chegou a “um certo acordo” nas conversas desta semana com os Estados Unidos em Berlim, pois o encontro transcorreu n

“Tivemos discussões muito úteis com a República Popular Democrática da Coréia; mas agora é preciso ver como é que essas discussões podem ser integradas no processo a seis”, disse Hill, referindo-se ao processo de negociações do “hexágono” (os dois Estados coreanos, mais China, EUA, Japão e Rússia).



A informação de Pyongyang foi dada pela Agência Central de Notícias norte-coreana (KCNA, estatal), citadando um porta-voz do Ministério. “Conseguiu-se um certo consenso”, agregou o porta-voz, conforme o despacho da KCNA. “Demos atenção ao diálogo entre a RPDC e os EUA, com a intenção de solucionar algumas questões espinhosas relativas ao problema nuclear”, agregou.



Hill, que é secretário de Estado adjunto dos EUA e encarregado de representar Washington na negociação da questão coreana, teve três dias de conversações com o vice-ministro de Relações Exteriores da Coréia do Norte, Kim Kye-gwan. A rodada concluiu-se na quinta-feira em Berlim.



A pauta se concentrou no relançamento das negociações de seis lados sobre a questão nuclear na Península da Coréia. A última rodada da reunião de seis lados, em dezembro, em Pequim, não deu resultados. Nem sequer chegou a marcar uma data para a próxima reunião do “hexágono”.



Da redação, com agências