China gerou 12 milhões de empregos urbanos em 2006

A China criou em 2006 11,84 milhões de empregos em suas cidades e povoados, superando em 32% a meta fixada para o ano. Pela primeira vez desde que começou a ser aplicara a “política de emprego ativa”, os novos postos de trabalho superaram 10 milhões. A ta

Ao longo do ano foram reempregados 5,05 milhões de trabalhadores demitidos das ocupações anteriores, assim como outros 1,47 milhão de chineses “com dificuldades para encontrar trabalho”. Os dados são da reunião anual sobre trabalho e proteção trabalhista, ocorrida nesta quinta-feira (18).



O ministro do Trabalho e Seguridade Social, Tian Chengping, afirmou que conseguir a estabilidade com ligeiro decréscimo não foi uma tarefa fácil. Uma análise dos fatores que reduziram o desemprego mostra que o principal deles foi o crescimento econômico. O PIB (Produto Interno Bruto) da China cresceu 10,5% de 2005 para 2006, a porcentagem mais alta dos últimos anos.



Por sua vez, o Estado fez grandes esforços para melhorar a estrutura setorial da produção e fomentar o desenvolvimento conjunto das diferentes formas da economia, permitindo a criação de mais postos de trabalho.